Sindemu recebe homenagem do Poder Legislativo

16/09/2015 10:39

A Câmara Municipal realizou uma Homenagem Especial pelos 40 anos de fundação do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu). O requerimento, aprovado pela Casa, é de autoria do vereador Cléber Humberto de Sousa Ramos “Cléber Cabeludo” (PROS).

O presidente do Sindemu, Adislau Leite, esteve presente na solenidade, assim como a chefe do Departamento de Pessoas e Talentos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, Vânia Aparecida de Oliveira, representando a secretária Silvana Elias, e a diretora central de Recursos Humanos, Sandra Barra, representando a secretária municipal de Administração, Eclair Gonçalves.

Também estavam presentes os diretores executivos do Sindemu, Bruno Ferreira da Silva, Eleusa Godoi de Araújo, Maria Aparecida Dias Firmino e

Mário Abadio da Silva. Os representantes receberam a entrega de um Diploma, estabelecido no Regimento Interno da Casa e devidamente aprovado no Plenário.

Segundo Adislau Leite, a homenagem representa um dia de alegria para os educadores da rede municipal de ensino, que ele tem a honra de representar. “É o reconhecimento de um trabalho de dez anos de um trabalho executado com transparência e coragem, com uma profissão que tem a responsabilidade de formar todas as outras do país”, afirmou o sindicalista.

O presidente do Sindemu disse que nem sempre é possível atingir todos os objetivos, mas continuamente procura trabalhar com persistência e perseverança, de forma a atender aos anseios da comunidade e da administração pública municipal. Adislau destacou que neste período em que participa do Sindicato, procurou levar não apenas a organização institucional, mas, acima de tudo, resgatar a dignidade do professor. Ele também relembrou a manifestação realizada por três categorias de servidores públicos, inclusive o Sindemu. A paralisação nacional teve como motivação o fim do 14º salário, que acabou sendo revertido favoravelmente aos professores.

“A atual administração atendeu aos anseios da categoria e colocou fim ao problema”, disse Adislau. De acordo com o sindicalista, o Sindemu pode se orgulhar pelas lutas e vitórias e, principalmente, pelo trabalho realizado no dia a dia, nas escolas, sem perder de vista o objetivo de aprender e ensinar. Ele agradeceu ao vereador Cléber, em nome dos educadores do município. “Somos gratos pela homenagem, que na verdade atinge toda uma categoria de profissionais e que vai ficar na memória de todos”, finalizou Adislau.

Vânia Aparecida destacou a importância do sindicato, assim como a merecida homenagem. Já o vereador “Cléber Cabeludo” disse que a educação é o caminho para um país melhor. “Ser professor é uma grande responsabilidade, pois ele ajuda a construir uma sociedade mais justa e digna”, afirmou, lembrando, ainda, que o Plano de Carreira foi uma conquista muito grande para a categoria.

O presidente Luiz Dutra (SD) falou em nome do Poder Legislativo. Segundo ele a homenagem é o reconhecimento pela luta do sindicato perante os educadores do município, em especial pelo Plano de Carreira, aprovado por unanimidade na Câmara, e que vai oferecer melhores condições de trabalho aos professores.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU