Superintendente de Ensino revela mudança de local da escola anexa à Supam

20/08/2018 15:46

Insituição ensino atualmente aluga prédio da Supam e com a mudança será garantido ensino em tempo integram para as alunas atendidas pela ONG

Os cerca de 400 alunos da Escola Estadual anexa à Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo aos Menores -Supam – serão remanejados, a partir de 2019, para o prédio da Escola Boulanger Pucci. A decisão anunciada pela superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro Resende, no  plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com Marilda, o parecer da Superintendência Regional de Ensino (SRE) tem o aval da Secretaria Estadual (SEE), que, por meio do corpo jurídico orientou a prorrogação do contrato do aluguel (com vencimento em 31 de agosto) por um ano, podendo o mesmo ser interrompido a qualquer momento.

O presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (MDB), demonstrou preocupação com os alunos que viriam a ser prejudicados com a transferência para outra instituição, em especial, as 180 alunas do regime de semi-internato. No entanto, Marilda explicou que as jovens contarão com as mesmas atividades oferecidas atualmente pela ONG. “Serão quatro turmas de educação integral para abrigar essas alunas”, esclareceu.

Ela esclareceu que a retirada da escola do imóvel de propriedade da Supam vai gerar economia significativa para o Estado, cujas finanças ainda se encontram em desequilíbrio.

Samuel Pereira (PR) se posicionou contrário ao que, para ele, representa o fechamento da instituição. “Uma sociedade de educação de nome que é a Supam, que sempre preocupou com o bem estar da educação do cidadão, vai fechar porque o Estado não repassa o dinheiro”, lamentou, criticando o atual governador.

O vereador Kaká Carneiro (PR) sugeriu que fosse mudada a natureza do contrato de locação para um convênio da Supam por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). “O governo do Estado manda o recurso para a Seds que repassa, por meio de convênio social para uma instituição social”, opinou.

Em viagem a Belo Horizonte no início de julho, Marilda disse que na ocasião foi acertado junto a SEE o pagamento de dois meses de aluguel que estavam atrasados, o que corresponde a aproximadamente R$79 mil.O débito do Estado com a entidade ultrapassa os R$400 mil.

Jair Neto

Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU