Suspensas diárias de viagens aos vereadores

15/04/2016 09:23

Medida anunciada por Luiz Dutra integra série de práticas de contenção de gastos do Legislativo

A Câmara Municipal de Uberaba suspendeu, a partir de março, o pagamento de diárias de viagens dos 14 vereadores. A Medida foi comunicada pelo próprio presidente Luiz Humberto Dutra (PMDB) a cada um deles e tem por objetivo reduzir as despesas da Casa para que possam ser cumpridos os compromissos financeiros sem problemas, entre os quais o reajuste dos Servidores e dos vereadores, de 11,1%. Luiz Dutra disse que todos os vereadores compreenderam a decisão e se mostraram dispostos a colaborar. O diretor geral da Câmara, Rodrigo Souto, disse que a regra integra uma política de redução de custos do Poder Legislativo Municipal.

No ano passado, a Câmara Municipal gastou, em média, R$8 mil ao mês com diárias de viagens dos vereadores. Considerando este valor, sem as correções, a economia para a Casa pode girar em torno de R$100 ao longo de 12 meses, ressalta Rodrigo. O presidente destaca que, faz parte de uma boa gestão tomar decisões de cortes na própria carne, quando necessário. “O cobertor é um só e tem muita coisa para cobrir” diz em analogia às despesas do Poder Legislativo local.

De acordo com Rodrigo, a Câmara recebe valores baseados no que é efetivamente arrecadado pelo Executivo. No caso de queda nos valores recebidos pela Prefeitura, o repasse para a Câmara também cai no mesmo percentual. Até o momento, a variação do repasse não teve oscilação para baixo significativa. “Mas é preciso estarmos prevenidos, pois não temos condições de saber o que vem pela frente”, comenta o diretor geral.

Em Plenário, após a conversa com cada vereador e ao ser anunciada a medida, vários legisladores se posicionaram favoravelmente. Um deles foi Samir Cecílio (PSDB) que não só elogiou, mas afirmou que a iniciativa deve servir de exemplo, diante da crise econômica por que passa o País, exigindo cortes em vários órgãos do Poder Público, o que nem sempre acontece.

Jorn.Márcio Gennari

Dep. de Comunicação