Técnico do Iphan elogia restauração no prédio da CMU

02/06/2009 00:00

A restauração realizada no Paço Municipal entre 2006 e 2007 foi elogiada por um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho, iniciado durante a administração do então presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Silva Nunes (Tony Carlos), acabou sendo entregue na presidência de Lourival dos Santos, há cerca de dois anos.

Sérgio Fagundes pertence a Comissão Técnica do Iphan e veio a cidade para visitar a igreja Santa Rita, cuja obra de restauração será inaugurada nesta sexta-feira (22). O objetivo era de avaliar e aprovar os trabalhos de restauração realizados naquela local.

O responsável pelos reparos, Adriano Luís de Souza, levou Sérgio para uma visita não-oficial ao prédio da CMU, onde também mostrou o trabalho de restauração realizado por ele, tanto na parte de arquitetura, como o antigo no salão nobre Mário de Assis Guimarães, quanto nas obras de arte, como o quadro mais conhecido, “A Retirada da Laguna”, pintado por José Maria dos Reis Júnior em 1923.

Segundo Adriano, o técnico elogiou a iniciativa da Câmara de investir recursos próprios na restauração, além de aprovar o estilo do prédio e se mostrar receptivo a sugestão de que o mesmo seja tombado pelo Iphan, já que atualmente o Instituto tem demonstrado interesse em prédios ecléticos, e não apenas em estilo colonial. Em Uberaba apenas a igreja Santa Rita é tombada pelo órgão, uma medida que pode facilitar a aquisição de verbas.

Outra visita aconteceu no “Solar dos Borges”, onde atualmente funciona a Fundação Cultural de Uberaba, onde Sérgio ficou preocupado com o estado de degradação em que se encontra o prédio. Ele também sugeriu alguma atuação emergencial, para que não se perca as pinturas artísticas. Neste caso, o antigo casarão recebeu apenas uma pintura na parte externa e precisa de uma restauração urgente na parte interna.

Devido a complexidade do processo de conseguir o tombamento, o técnico do Iphan sugeriu que tanto o Paço Municipal, quanto o “Solar dos Borges”, sejam primeiro tombados pelo Estado, podendo depois analisar a possibilidade de ocorrer o tombamento a nível federal.
Mesmo assim, Adriano lembrou que a decisão do prefeito Anderson Adauto de adquirir prédios históricos, como o “Solar dos Borges”, o atual prédio da Casa do Artesão, bem como o Cine Teatro Vera Cruz (também restaurado), é um grande diferencial das outras gestões. “É algo louvável, que nunca aconteceu, mas a equipe que deveria cuidar deste patrimônio não deu continuidade ao trabalho, realizando projetos, captando verbas e recursos, para as respectivas restaurações”, disse Sérgio, se referindo aos imóveis ainda não restaurados.

Quanto a igreja Santa Rita, em um século e meio de história esta foi a maior restauração já realizada, e a única acompanhada de perto pelo Iphan, inclusive com visitas de vários técnicos, ao longo do desenvolvimento do projeto.