Terça de homenagens na Câmara Municipal TEU, Feti e Oasis receberam distinções

12/08/2015 09:27

Compartilhar

 

Três importantes instituições da cidade foram homenageadas pela Câmara Municipal nesta terça-feira (11). As Homenagens Especiais foram entregues pelos 20 anos de fundação da Organização dos Amigos Solidários à Infância e a saúde (Oásis), os 40 anos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) e pelos 50 anos do Teatro Experimental de Uberaba  Augusto César Vanucci (TEU).

O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (SD), foi o autor dos requerimentos para as homenagens, tendo o vereador Samuel Pereira como co-autor no documento destinado ao TEU. O artista Milo Sabino participou da solenidade recitando um poema, acompanhado do músico Cacá Sankari.

Os vereadores Marcelo Machado Borges “Borjão” (DEM), Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), Franco Cartafina (PRB), Cléber Humberto de Sousa Ramos “Cléber Cabeludo” (PROS), Samir Cecílio, Elmar Goulart (SD), Edmilson de Paula, Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Se Liga” (PSL), João Gilberto Ripposati (PSDB) e Samuel Pereira (PR), se manifestaram sobre a importância do trabalho realizado pelas entidades e o merecimento das homenagens.

O presidente Luiz Dutra, autor das homenagens, encerrou os pronunciamentos. Ele falou sobre o reconhecimento às instituições e cumprimentou pelos trabalhos desenvolvidos por cada uma delas. Dutra reforçou a ajuda, pedindo aos colegas que não se esqueçam de colocarem emendas parlamentares para ajudar a Oásis. O vereador ainda se comprometeu a abrir espaço na TV Câmara para divulgar os trabalhos realizados pela Feti, TEU e Oásis.

 

TEU comemora 50 anos e TV veicula documentário

O presidente do TEU, músico, produtor cultural e professor Carlos Marcos Perez Andrade, o “Cacá”, falou em nome de todos os sócios- fundadores e artistas que já se apresentaram no local. Ele agradeceu pela homenagem e pela parceria com alguns vereadores.

“Cacá” relembrou aqueles que começaram no teatro, assim como a primeira peça apresentada no TEU, “só na produção tinha 20 pessoas, praticamente sem patrocinadores”, contou. O presidente do teatro também lembrou que o TEU foi criado em uma época muito difícil, durante a ditadura militar

Para “Cacá”, infelizmente o poder público acaba sendo o grande patrocinador da cultura, sem a participação das empresas como poderia acontecer. Ele aproveitou para convidar os empresários a serem parceiros da cultura na cidade, além de deixar uma cópia da requisição com os projetos encaminhados a FCU e a Câmara. Segundo o presidente do teatro, alguns já se tornaram realidade, mas a lista escrita no mês passado foi atualizada.

O TEU precisa de melhorias no prédio, diz, afirmando estar em fase de conclusão os estudos sobre as necessidades do teatro. “Cacá” ainda agradeceu ao documentário realizado pelo Departamento de Comunicação, dirigido pela jornalista Gê Alves e veiculado na pela TV Câmara, sobre os 50 anos do TEU e contou que outros dez serão realizados, contando a história do teatro.

Feti busca reativar cursos para adultos

 

O Presidente da Feti, Lourival dos Santos, comentou que a instituição foi criada pelo prefeito e engenheiro João Guido. “É uma instituição que já ajudou muita gente, e estão tentando reativar os cursos destinados a adultos, como para pedreiro, carpinteiro, entre outros. “Nós queremos resgatar este importante trabalho”, afirmou Loutiva, que também agradeceu aos membros da Feti, os quais fazem com que a instituição se mantenha viva. “Vamos trabalhar sempre para que a Feti se transforme neste pólo transformador do trabalho em nossa cidade”, finalizou o presidente.

 

Oásis cobra centro de transplante de medula

 

A presidente da Oasis, Vera Lúcia de Oliveira Santos, que está na Oásis há 15 anos, agradeceu a homenagem e destacou que vários vereadores têm ajudado a Ong a sobreviver. Vera lembrou que a Oasis depende de doações e conta com seis funcionários, sendo que às vezes depende do poder público.

De acordo com Vera, atualmente a Ong atende 136 crianças, 98 famílias, que recebem tudo o que precisam para sobreviverem à luta contra as doenças. A presidente da instituição também explicou que atendem não apenas portadores de leucemia, mas também portadores de doenças onco-hematológicas (doenças do sangue), como anemia e lúpus.

“Algumas doenças são crônicas e estes pacientes terão se conviver com elas pelo resto da vida”, afirmou Vera. A presidente ainda comentou que desde 2008 a Oasis firmou uma parceria com o Hospital de Clínicas, com o objetivo de conseguir um Centro de Transplante de Medula Óssea para Uberaba.

Segundo Vera, o HC tem uma equipe pronta, sendo que já conseguiram comprar vários aparelhos para atender pacientes infantis e estão criando um laboratório de citogenética (ciência que estuda a constituição genética da célula através dos cromossomos), que vai dar mais rapidez aos exames, atualmente realizados em Campinas (SP).

“São dias perdidos de diagnóstico certeiro, até ter certeza do que a criança realmente tem”, contou a presidente. Ela também contou que apenas no ano passado perderam quatro pacientes. “Todos aguardavam para receber transplante de medula óssea, um conseguiu, mas o doador desistiu e a criança faleceu três meses depois”, disse emocionada.

A presidente da instituição pediu a ajuda da Câmara, tanto na divulgação da importância do transplante de medula, quanto na cobrança para que o HC tenha um Centro de Transplante. Vera dedicou a homenagem a todos os voluntários, que se dedicaram a Oasis nestes últimos 20 anos.

Outro apelo realizado pela presidente é para a campanha McDia Feliz. Segundo ela, a meta é de vender 4,2 mil tíquetes, mas não conseguiram atingir nem a metade deste número. Vera pediu ajuda para a divulgação da campanha, pois precisam do dinheiro para dar andamento aos trabalhos desenvolvidos. “Nossa luta depende do apoio de todos”, finalizou.

Os vereadores se comprometeram a ajudar a Oasis através de emendas parlamentares.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
11/08/2015

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados