Terreiro de umbanda recebe utilidade pública em projeto do vereador Almir Silva

09/04/2018 14:36

Um Projeto de Lei de autoria do vereador Almir Silva (PR), declarou de utilidade pública a Casa Espírita Reino de Oxalá. O PL foi aprovado pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (09), durante a primeira sessão do mês de abril.

Segundo Almir, o projeto dá legalidade, para ajudar o centro de uma maneira eficaz. O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR) parabenizou o colega pelo projeto, destacando a importância do trabalho realizado pela religião (umbanda).

O vereador Fernando Mendes (PTB), que esteve no local para registrar em foto para o projeto, também parabenizou a Casa Espírita pelo trabalho social realizado.

A umbanda é uma religião afro-brasileira, surgida há mais de 100 anos, com um sincretismo que combina o catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

O dirigente do terreiro, Cleber Webert Severiano, agradeceu a Deus pela oportunidade de praticar a caridade, pois o bairro em que atuam é carente e precisa de ajuda. “A casa de Deus é de todos”, afirmou ele, que também agradeceu pela oportunidade oferecida pela Câmara. Ele explicou que a Casa existe há pouco tempo, lembrando que a religião precisa de carinho e atenção, pois é uma cultura brasileira, que trabalha com os pretos velhos, simbolizando os escravos, e os caboclos, simbolizando os índios.

“O templo maior está dentro de nós, procurar e achar Deus dentro de um centro de umbanda é comum, assim como nas igrejas evangélicas e católicas”, afirmou Cleber.

A Casa Espírita Reino de Oxalá foi fundada em 27 de Julho de 2016, e dentre as atividades desenvolvidas, realiza a distribuição de cestas básicas e roupas, realização de palestras, além de atividades ocupacionais, esportivas e profissionalizantes para idosos e deficientes. O centro também se preocupa em dedicar atenção especial aos problemas de segurança pública na cidade, buscando formas pacíficas e legais de fortalecimento dos direitos humanos e da cidadania, junto aos órgãos do governo e da sociedade, bem como patrocínio para projetos sociais.

A sede da Casa Espírita fica situada na rua Fernando da Silva Melo, 613, bairro Gameleira I.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU