Tony defende projetos para revitalização de parques da cidade

10/10/2011 00:00

Tony defende projetos para revitalização de parques da cidade

No facebook, Tony explicou sobre projetos para a Mata do Ipê e Bosque Jacarandá. Mas, para executá-los, ele defendeu que será necessário buscar apoio de empresa e dos governos estadual e federal.

Tony Carlos (PMDB) leva a sério as novas ferramentas eletrônicas de comunicação. Através do Facebook, o peemedebista respondeu aos questionamentos da internauta, Jéssica Oliveira, que solicitou informações sobre projetos desenvolvidos na Mata do Ipê e Bosque Jacarandá. Na ocasião, o vereador também sugeriu melhorias que ainda devem ser implantadas em ambos os parques.

Em relação à Mata do Ipê, o parlamentar esclareceu que, com o passar dos anos, uma forte erosão surgiu na área, sendo necessário realizar intervenções para acabar com o processo destrutivo do solo. Além disso, salientou que acompanhou elaboração de projeto do executivo, ainda não implantado, que objetiva drenar e captar água de uma mina no terreno do Supermercado Bretas (Guilherme Ferreira) para oxigenação dos lagos do parque.

Tony também ressaltou ser necessário desenvolver outras ações no local, como, por exemplo, a construção de muro nos fundos da mata para impedir a entrada clandestina de pessoas, troca de toda a rede elétrica - comprometida com o passar do tempo - e intensificação da segurança no entorno do parque com a contratação de mais vigias. O parlamentar ainda destacou a existência de um amplo projeto assinado pelo urbanista Jaime Lerner. "A proposta consiste em readequar e revitalizar toda a área e recompor a flora e a ampliação do lago, inclusive com a construção de um deck junto ao lago principal. Mas teremos de trabalhar para conseguir verbas junto aos governos estadual e federal para colocá-lo em prática", ressaltou explicando que o projeto segue os moldes do parque inaugurado pelo oceanógrafo Jacques Cousteau em Curitiba.

Parque Jacarandá - Quanto ao Bosque Jacarandá, o vereador esclareceu que é preciso transferir os animais para uma área maior. Ciente de existência de pessoas que são contrárias à mudança, ele reforçou que a melhor alternativa para o parque é adequá-lo à visitação, preservando a fauna e flora do local. "Repito, é necessário pensar grande, precisamos de uma área extensa com todos os requisitos de um parque e adequá-lo à realidade do mundo moderno", explicou o vereador que sugeriu buscar apoio da Petrobras para patrocinar a construção de uma nova "casa" para os animais.