Tony quer ampliação de rede subterrânea da Cemig

15/07/2011 00:00

Tony quer ampliação de rede subterrânea da Cemig

Manutenção da rede e Resolução da Aneel, que trata da iluminação pública, também foram temas abordados pelo vereador

Em reunião com diretores da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), em Belo Horizonte, o vereador Tony Carlos (PMDB), apresentou solicitação em relação à rede subterrânea da região central da Uberaba. Ele quer a ampliação desta rede, visto que o índice de queda de fornecimento é menor, pois não fica suscetível a intempéries, vandalismo e acidentes de trânsito. Sem contar que despolui o panorama de visualização da área central.
Tony Carlos foi recebido pelo Diretor de Relacionamento com o Poder Público, Kelson Dias de Oliveira, o Diretor de Distribuição e Comercialização, José Carlos de Matos e o Diretor de Geração e Transmissão, Luiz Henrique de Castro Carvalho. O parlamentar lembrou que a rede foi inaugura em 1986, ou seja, tem 25 anos, e percorre 6,5km. Em Minas Gerais, apenas cinco cidades contam com este tipo de rede sendo, Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
“Acho importante esta ampliação e pude externar isso aos diretores. Eles explicaram que a rede subterrânea demanda de um alto investimento, aproximadamente, 10 vezes mais que a rede aérea, mas afirmaram que farão um estudo amplo, me apresentando em seguida. O que temos que avaliar, além do custo, é o benefício que teremos na região central”, afirmou o vereador.
Manutenção – Ainda durante a reunião, os diretores informaram a Tony Carlos que no dia 25, a Cemig dará início a primeira revitalização desta rede subterrânea, investindo R$ 1,5 bilhão. Este serviço terá início pela Rua Arthur Machado. Preocupado, o vereador questionou como ficará a distribuição de energia nesta região. Segundo os diretores, o serviço na Artur Machado terá duração de 20 dias e  no sentido de evitar maiores transtornos para os comerciantes, o corte de energia acontecerá apenas nos finais de semana. O restante deste serviço de revitalização deverá ocorrer até o final de 2011.
“Eles destacaram a necessidade desta manutenção e pediram compreensão. É preciso, inclusive, que os empresários fiquem atentos, pois os caminhões da empresa ocuparão vagas no local, dando suporte aos profissionais que farão à troca dos cabeamentos e conexões, além de promover uma revisão geral em todo o sistema. Quanto à preocupação com o corte de energia, para evitar prejuízo, eles garantiram que acontecerão apenas no final de semana, sendo que durante a semana eles pretendem trabalhar sem cortar a energia”, explicou.
Iluminação Pública – Outro tema discutido pelo vereador foi a Resolução 414/10, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), especificando que a partir de setembro de 2012, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção da infraestrutura de iluminação pública, como postes, lâmpadas e reatores. Tony lembra que o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, já esteve em contato com uma multinacional que se propõe a fazer este serviço em Uberaba. A empresa chamada Olivetti/Telecom é italiana e apresentou um custo igual ao pago atualmente pela prefeitura a Cemig. A vantagem, destacou Tony, é a modernização que a empresa irá trazer para o setor, visto que  o serviço inclui o monitoramento da iluminação pública, mensurando gastos por cada poste, além de não permitir que as lâmpadas fiquem queimadas por grande período de tempo, pois os postes serão equipados com chip que detecta o controle de luz, dinamizando a iluminação pública, entre outros benefícios.
“Os diretores me informaram que a empresa Olivetti vai comparecer a reunião na Cemig, no sentido de mostrar o trabalho que desenvolvem. No que diz respeito a Uberaba, os diretores parabenizaram a administração municipal pela agilidade em tentar cumprir a Resolução e destacaram que a cidade será uma das primeiras do Brasil a atender a Aneel, caso feche este acordo com a multinacional. De qualquer maneira, estou atento a estas questões e estarei acompanhando o desenrolar desta negociação”, finalizou.