Uréia e Amônia

Tony reforça necessidade de mobilização política regional

Preocupado com as negociações em torno do gasoduto e da vinda de uma fábrica de Uréia e Amônia para Uberaba, o vereador Tony Carlos tem buscado informações junto à administração municipal, com vista a acompanhar as discussões. Para Tony, mediante as últimas informações trazidas da Petrobrás, responsável pela construção da fábrica, através do prefeito Anderson Adauto, a decisão do Governo do Estado de Minas, de viabilizar o gasoduto foi um ponto positivo na negociação. “A fábrica só vem para Uberaba, se o gasoduto passar aqui. E a Petrobrás já questionou se o Estado ‘assina do cheque’, ou seja, se vai construir o gasoduto”, explicou.
Recentemente, lembrou o vereador, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, garantiu que o governo mineiro vai investir na construção do ramal, através de um consórcio. Sobre as informações que a fábrica de Uréia e Amônia já teria sido prometida para a cidade de Três Lagoas no Mato Grosso do Sul, o vereador afirmou que isto não é verdade. Tony destacou que Uberaba continua no páreo e que tudo ainda é especulação, visto que a Petrobrás não decidiu. Ele ressaltou também, que o mercado consumidor de amônia e uréia está em Uberaba, onde está o maior pólo de fertilizantes fosfatados da América Latina, comandado pela Fosfertil, que tem como sócio majoritário a Vale.
“A Petrobrás tem ciência de que Uberaba é a melhor escolha no que diz respeito a área comercial. Mas o Estado tem que mostrar sua eficiência e vontade deslanchando a obra do gasoduto. Por outro lado, a questão política também é primordial”, disse.
Tony lembra que fazendo gestão para o Mato Grosso do Sul, está o senador do PT, Delcídio Amaral, e do lado de Minas, o ‘padrinho’ é o vice-presidente José Alencar. Mas, disse o vereador, isso não basta. “Temos que mobilizar deputados e senadores mineiros nesta questão. O prefeito, os secretários e nós vereadores estamos trabalhando, dentro do que concerne nossa função, mas os deputados federais que representam nossa cidade devem atuar junto ao governo federal. E os deputados estaduais manterem a cobrança em cima do governo estadual. Não podemos perder esta oportunidade. Temos que lutar ‘com unhas e dentes’, pois com certeza o desenvolvimento da região dará um salto”, finalizou Tony.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020