Trabalhadores da Funepu anunciam greve na Câmara Municipal

17/10/2014 00:00

Funcionários da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) anunciaram que pretendem entrar em greve a partir da próxima semana. Uma cópia da pauta de reivindicações foi entregue ao vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que já havia se manifestado contra a utilização da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares  (EBSERH) para administrar o Hospital de Clínicas e o sistema que eles utilizam. O documento foi entregue pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Casas de Saúde de Uberaba (Sindisaúde), Juny Júnior Guimarães, durante reunião plenária na última quarta-feira (15).

Ele explicou que os funcionários fizeram uma assembleia e deliberaram por uma greve a partir de segunda-feira, dia 20. A principal reivindicação é a equiparação salarial com os trabalhadores contratados pela EBSERH, que receberiam três vezes mais, nas mais diversas funções, desde enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, servidores gerais, entre outros.

Ainda de acordo com outra denúncia, como a EBSERH é a responsável por toda a contratação, estariam forçando os antigos funcionários a pedirem demissão, uma vez que não teriam o valor necessário para fazer os acertos, que somariam mais de R$ 30 milhões. Existem funcionários que trabalham no local há mais de 30 anos.

Com tudo isso o movimento sindical está lutando pela valorização dos trabalhadores. O vereador Ripposati inclusive já alertou que este mesmo modelo de administração será utilizado no Hospital Regional, através da OS (Organização Social).

O presidente do Legislativo, Elmar Goulart (SD), explicou que infelizmente na última quarta-feira não foi possível os representantes do sindicato participarem da reunião, devido a pauta de votações de projetos, mas disse que as portas estão abertas para que compareçam na Casa em uma data posterior.

EBSERH - Na página do Ministério da Educação na internet, é explicado que a EBSERH é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, com estatuto social aprovado pelo Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011.

empresa tem por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária.

As atividades de prestação de serviços de assistência à saúde estão inseridas integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No desenvolvimento de suas atividades de assistência à saúde, a EBSERH observará as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Departamento de Comunicação