Uberaba avança na implantação da TV Cidadania

29/07/2010 00:00

Uberaba avança na implantação da TV Cidadania

Segundo os vereadores Samuel Pereira (PR) e Carlos Alberto de Godoy (PTB), Uberaba poderá sair na frente em relação à implantação da TV Cidadania. Os parlamentares que estiveram em Brasília esta semana, se reuniram com técnicos do Ministério das Comunicações, José Vicente dos Santos e Carlos Alberto Freire. “O ex-ministro Hélio Costa recomendou uma atenção especial em nosso atendimento e pudemos conhecer um pouco mais sobre o projeto da TV Cidadania”, disse Samuel.
Ainda de acordo com os vereadores, a portaria baixada pelo ministério ainda não foi regulamentada, mas com a visita feita por eles, demonstrando o interesse da Câmara Municipal de Uberaba, a cidade poderá ser uma das primeiras a ter a TV. “Pudemos perceber que a iniciativa é bem mais ampla do que imaginávamos e vamos mobilizar a comunidade em torno desta proposta”, afirmou Godoy
A TV, sob concessão do Ministério das Comunicações, será através de um canal aberto e digital com capacidade de apresentar quatro programações simultâneas. Para produzir todo conteúdo será necessário o engajamento dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, ONGs, sindicatos, associações, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade civil organizada. Os parlamentares foram informados ainda que, a partir de 2016, não existirá mais a TV analógica. Segundo os técnicos do MC, as assembléias estaduais já manifestaram interesse no projeto.
Samuel e Godoy revelaram ainda que o próprio Ministério não definiu como se dará a gestão do negócio, visto que o modelo será pensado concomitantemente com a regulamentação da portaria.
Os representantes do ministério garantiram que informarão a Câmara Municipal quanto às ações desenvolvidas para a realização da TV Cidadania. Em Uberaba, para viabilizar o projeto, Godoy e Samuel terão como tarefa a formação de um conselho e busca de profissionais da área da comunicação para estruturar o trabalho e criar um modelo administrativo que poderá até servir de exemplo para outras cidades e para o próprio ministério.