Uberaba poderá ter Canal da Cidadania

21/06/2010 00:00

Uberaba poderá ter Canal da Cidadania

Vereadores se mobilizam para implantar em Uberaba o Canal da Cidadania. Durante reunião esta manhã, em Uberlândia, os vereadores Carlos Alberto de Godoy e Samuel Pereira, juntamente com o vereador da cidade vizinha, Márcio Nobre, trataram da questão. Segundo Godoy, Uberaba poderá ter o canal, que tem 24h de transmissão, para apresentar e divulgar todos os serviços públicos, bem como poderá ser utilizado para fins sociais e humanitários. O presidente Lourival dos Santos, não pode comparecer a reunião em Uberlândia, mas foi informado do resultado do encontro e garantiu a formação de uma comissão para analisar a possibilidade de viabilizar o canal.
“Também faremos um requerimento para formalizar a nossa intenção, bem como daremos prosseguimento as negociações, visto que o Canal não tem custo para o Poder Público”, explicou Godoy.
De acordo com o vereador Samuel, a possibilidade de implantar o canal, se deu mediante a portaria editada pelo ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa. Segundo o documento, o Canal da Cidadania será objeto de consignação para exploração direta da União, sob a Coordenação do Ministério das Comunicações, que poderá celebrar convênio em âmbito federal, estadual e municipal, para viabilizar as programações.
A programação do Canal é normatizada pela portaria, que determina a sua utilização para: promover a divulgação de atos, propiciar a formação crítica do indivíduo, expressar a vontade das diversidades de gênero, étnico-racial, cultura e social, oferecer mecanismos de formação e integração da comunidade, entre outras. Segundo o presidente Lourival, os Poderes Constituídos (Legislativo, Judiciário e Executivo), bem como Clubes de Serviço, Associação de Voluntários e Entidades Classistas também poderão utilizar o espaço televisivo para divulgação e interação com a sociedade.