Uberaba será sede do Samu regional

06/06/2014 00:00

A Câmara Municipal aprovou na tarde de hoje (06) o Projeto de Lei nº 155/14, de autoria do Poder Executivo, que confirma a adesão do município de Uberaba ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul. Esteve presente na reunião o Coordenador do Samu, Evaldo José Filho, que informou que a sede do consórcio será instalada em Uberaba, de onde comandará 27 municípios. Ressaltou que a Rede de Urgência e Emergência abrangerá o Hospital Regional e as UPAs. "Para a implantação da primeira fase do Samu regional, o Estado disponibilizará mais de R$ 5 milhões",explicou.

João Gilberto Ripposati (PSDB) indagou o número de ambulância previsto para atender esses municípios e se as cidades integradas ao consorcio irão investir recursos financeiros para a estrutura e manutenção do serviço. "Entendo que é essencial esse investimento, caso contrário Uberaba não suportará o aumento de despesa",ressaltou.

Evaldo informou que o sistema terá 22 ambulâncias, algumas com suporte básico e outras mais avançadas e que os 27 municípios irão investir recursos no programa, sendo que em cada cidade terá uma espécie de subsede. "A nossa preocupação hoje e que estamos discutindo é para que o Governo melhore o atendimento nos postos de saúde das cidades, para não superlotar o Hospital Regional de Uberaba",destacou.