Unidade para grupos de riscos, ao invés de cuidar, pode agravar situação de doentes: China cobra

14/04/2021 18:34

O vereador Paulo César Soares, o China (PMN), após receber denúncias, encaminha questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando explicações, e cobrando providências, para o que vem acontecendo no recém inaugurado Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi).

Acontece que a unidade, que atende justamente pessoas dentro de grupos de riscos da covid-19, diabéticos e hipertensos, tem formado aglomerações (veja a foto no detalhe).

“Com esse comportamento, ao invés de cuidar das pessoas portadoras destas doenças, pode é agravar, já que ainda nem começou a vacinação para quem é do grupo de risco. Estou encaminhando questionamento e cobranças a Prefeitura de Uberaba”, argumentou China.

O Cemdhi fica na Praça Augusto Lemp, 750, Mercês, onde funcionava a Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês. A unidade atende hipertensos e diabéticos de difícil controle e obesos mórbidos.

Em resposta a China, e com aceno positivo da prefeita, Município analisa pagar 95 agentes de Saúde por insalubridade

Ao cobrar pela segunda vez na semana passada da Prefeitura de Uberaba, o vereador Paulo César Soares (PMN), o china, recebeu essa semana uma resposta sobre o pagamento por insalubridade aos agentes de Saúde.

Em resposta ao parlamentar, a Prefeitura informou que os processos para o pagamento de 40% a mais por insalubridade estão já em análise, caso acaso, para depois incluir nos salários dos agentes.

“Na resposta, me informaram que são 95 processos de agentes que estão sendo analisados, se tem direito ai pagamento da insalubridade. Na minha opinião, deveria era pagar para todas as agentes, e vamos estudar juridicamente se o Município pode fazer isso, separar por setor para os pagamentos, mesmo sendo todas da mesma categoria”, argumentou China.

Em reunião com a prefeita Elisa Araújo na semana passada, o vereador cobrou a chefe do Poder Executivo os pagamentos da insalubridade e demais direitos as agentes de Saúde. “A prefeita acenou positivamente. Agora vamos esperar quais serão suas próximas decisões”, ressaltou.

O parlamentar solicitou no requerimento que a prefeita pague, já em a partir de janeiro de 2021, aplique o índice de correção dos salários dos agentes comunitários de Saúde, conforme dotação orçamentária prevista no ano de 2018, ocasião em que restou convencionado que o aumento seria parcelado em três anos.

Em outro ponto do requerimento, China solicitou ao Poder Executivo que seja retomado o pagamento do adicional de insalubridade à referidas agentes comunitárias de Saúde.

Assessoria do Vereador

Uberaba, 14/04/2021