Programa faz parte do calendário popular do município, conforme Lei 12.766/17, de autoria do vereador. Campanha tem foco de conscientizar saúde dos atletas.

O mês de janeiro está sendo marcado pela Campanha Janeiro Dourado, um programa de conscientização à saúde de atletas profissionais e amadores de Uberaba. O projeto foi inserido no calendário popular do município, por meio da Lei 12.766/17, de autoria do vereador Alan Carlos.

A ação tem como foco conscientizar a população sobre a necessidade de fazer um acompanhamento médico antes, durante e depois de práticas esportivas. Ao longo do mês, diversos profissionais da saúde realizarão atividades e atendimentos em todo o município, a fim de alertar quanto aos riscos em se exercitar sem orientação profissional.

Segundo o coordenador da Campanha Janeiro Dourado, Dr. José Martins, serão desenvolvidas palestras de conscientização em locais como a Fundação de Esporte e Lazer, Centros Educacionais e Esportivos do município e unidades de saúde.

“Essa é uma iniciativa que a gente trouxe e que deve ser abraçada por todos, pois toda a população será beneficiada com a ação. Nosso maior objetivo é mostrar tanto a importância da atividade física, quanto a importância de realizar a atividade de forma regular e com a ajuda de vários profissionais, prevenindo, assim, eventuais problemas”, comentou o médico coordenador da campanha.

De acordo com o autor da lei, aprovada em dezembro de 2017, a ação surgiu a partir de um grupo de professores e da Liga Acadêmica de Medicina Esportiva, dirigida pelo Dr. José Martins, médico representante da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício do Esporte em Uberaba.

Para o vereador Alan Carlos, as atividades da Campanha Janeiro Dourado podem ser levadas como aprendizado não apenas no mês de atuação, mas, sim, ao longo de todo o ano. “As ações são de conscientização dos atletas profissionais e amadores. Com a Campanha, esperamos que a população ligada ao esporte reconheça os riscos em realizar atividades esportivas sem o acompanhamento médico. O encerramento do Janeiro Dourado contará com um evento esportivo no fim do mês, onde todos os atletas e profissionais da saúde poderão, juntos, levantar a bandeira de conscientização da saúde dos esportistas”, concluiu o vereador.

Confira a programação do Janeiro Dourado

Programação: 

– Avaliação pré-participação esportiva dos atletas do Uberaba Sport Club
Local: Hospital Mário Palmério/CT Jardim Canadá.

– Distribuição de Panfletos educativos com temas relacionados à medicina esportiva.
Local: Centros educacionais e esportivos de Uberaba.

– Atendimento médico ambulatorial e avaliação biomecânica de atletas de Uberaba
Local: Fundação de Esporte e Lazer

– Palestras aos pais e esportistas de Uberaba
Local: Fundação de Esporte e Lazer/Prefeitura de Uberaba/Mário Palmério Hospital Universitário.

– Evento esportivo em comemoração ao Janeiro Dourado (28/01/18)
Local: CEMEA Abadia.

Coordenação: Dr. José Martins Juliano Eustáquio CRM 50326/MG.

 

 

Barbara Lemes
Assessoria de Comunicação
15/01/2018

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020