Iniciativa se deu após realização de audiência pública que revelou ser a questão tributária um dos fatores que mais impactam nos preços do etanol e da gasolina

 

Vereador Samuel Pereira (PR) lança coleta de assinaturas por meio da internet para solicitar ao governador Fernando Pimentel (PT) a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no estado de Minas Gerais. A iniciativa do parlamentar se deu após a realização de Audiência Pública no dia 13 de novembro, com a participação de representantes de todos os setores relacionados ao mercado de combustíveis, entre eles donos de postos, consumidores, ANP, e produtores de Etanol.

No evento ficou evidenciado que as alíquotas de ICMS em Minas Gerais são o grande vilão dos preços, somados aos custos de logística que influenciam sobremaneira nos cálculos dos valores dos combustíveis praticados no mercado consumidor.

Na petição a ser encaminhada ao Governador, o vereador solicita a redução do ICMS sobre o etanol de 16% para 12% e da gasolina de 31% para 29%. Samuel argumenta que a medida proporcionaria maior consumo e consequentemente compensaria a arrecadação tributária, além de estimular a atividade econômica no Estado. Ele lembra que estes índices já são praticados por outros estados com resultados altamente positivos.

A intenção é colher o maior número de assinaturas possível em todo o Estado de Minas Gerais. Na opinião do vereador, é preciso ainda “a adoção de políticas públicas no sentido de incrementar a cadeia logística dos combustíveis no Estado, uma vez que foi demonstrado que o transporte é responsável por boa parte da formação do preço”, diz ao acrescentar que o Estado e as cidades do interior não podem ser penalizadas em razão da distância dos centros produtores, inviabilizando negócios e investimentos.

O cidadão que desejar apoiar a causa da redução dos preços dos combustíveis pode acessar a petição no link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR103292 . Além de assinar, é possível transmití-la para todos os contatos.  

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020