Vereador e equipe realizam exame de compatibilidade para doação de medula óssea
Vereador Kaká Se Liga (PSL) e os assessores estiveram nesta sexta-feira (29) no Hemocentro Regional de Uberaba. A visita teve como objetivo realizar o exame de compatibilidade para o transplante de medula óssea para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula óssea (Redome). O banco de dados, ligado ao Ministério da Saúde, é responsável pelo cadastramento de doadores.
Segundo Ieda Alves de Souza, responsável pelo Setor de Captação e Cadastro do Hemocentro, várias pessoas tem buscado o órgão para realizar o Exame de Histocompatibilidade (HLA). São necessários apenas  10 ML de sangue (o que corresponde a uma colher de sopa) para o procedimento que identifica  as características das células do sangue do voluntário. O registro fica no redome – cujo alcance é internacional. Somente se o doador for selecionado, é que ocorre a coleta das células para a doação. 
Para o vereador, este processo é o primeiro passo para a possibilidade de se salvar uma vida. "Precisamos dar o exemplo e queremos que nosso gesto, outras pessoas também venham realizar o exame", afirma.
Daniela Brito
Assessora de Imprensa
 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020