Vereador Edmilson busca divulgação para a doação de órgãos no Município

28/08/2015 10:49

Intenção é trazer políticas para informar a população e mostrar a importância do gesto

O vereador Edmilson de Paula visitou o MG Transplantes em Belo Horizonte onde se encontrou com o coordenador do órgão, Omar Lopes Cançado Junior. O motivo da visita é discutir a necessidade de aproximação do MG Transplantes com as secretarias de saúde para incrementar as políticas de doação de órgãos no Estado. O vereador contou ainda com o apoio da chefe de gabinete Maria Thereza Rodrigues da Cunha.

“No início do ano perdi uma filha e questionei aos socorristas do SAMU sobre os procedimentos para doação de córneas. Eles não souberam me responder. Por esse motivo estou empenhado em trazer para Uberaba qualquer tipo de informação para quem precisa tomar uma decisão importante num momento tão difícil, como o da perda,” desabafou o vereador.

De acordo com Omar, muito se pode fazer para mudar essa realidade no município. Disse ainda que dentro em breve, virá a Uberaba e que abastecerá a cidade com vídeos educativos para veicular nas mídias e também com campanhas de conscientização para aumentar o número de pessoas interessadas na doação de órgãos e tecidos.

Outro assunto tratado pelo vereador Edmilson, foi a necessidade de retornar as atividades da Organização de Procura de Órgãos (OPO) na cidade de Uberaba. Atualmente essa organização é gerenciada e coordenada pelo médico Thomson Marques Palma da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Hospital Mario Palmério.

“A população precisa se conscientizar que hoje a doação de órgãos e tão importante quanto a de sangue. E o que precisamos é de divulgação tanto do Executivo e do Legislativo para mudar essa realidade em Uberaba. O apoio do vereador Edmilson é de suma importância para o trabalho seja bem feito no nosso município,” afirmou o médico.

Setembro Verde – Ainda no MG Transplantes, o vereador Edmilson de Paula ainda recebeu orientação para divulgar o Setembro Verde. O dia nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro e tem a proposta de iluminar durante todo o mês, prédios públicos e particulares com a cor verde. Segundo o médico Thomson essa campanha é pouco difundida em Uberaba, mas com o apoio e orientações da diretoria do MG transplantes, a ideia é que essa proposta seja finalmente adotada em todos os municípios mineiros.

Jorn. Raquel Vieira

Assessoria Vereador Edmilson de Paula