Vereador encaminha requerimentos solicitando projetos para juventude

12/12/2013 00:00

Vereador encaminha requerimentos solicitando projetos para juventude

Requerimento 1643/13, de autoria do vereador Franco Cartafina, coordenador do PRB Juventude Minas, aprovado no dia 19 de novembro de 2013, solicita a criação do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude.  O documento foi apreciado pelo Plenário e encaminhado ofício ao prefeito Paulo Piau, reivindicando a ele a criação do Comitê Intersetorial no âmbito municipal.
O vereador justifica a proposta, afirmando que os citados comitês têm sido criados nas esferas municipais, estadual e federal, com a função de articular e dialogar permanentemente e de forma transversal as PPJs, a fim de efetivá-las com eficiência e qualidade.
O vereador cita que o comitê deve ser composto por representantes de diversas secretarias do município, que integrem a política de juventude em áreas como a saúde, educação, cultura, esporte e lazer, assistência social, entre outras,  e ser presidido pelo prefeito  ou vice-prefeito, incluindo ainda o presidente do Conselho Municipal de Juventude.  Franco ressalta que o Grupo de Trabalho Diálogo com o Governo, durante a 4ª Conferência Municipal de Juventude, encaminhou proposta neste sentido.
Em reunião com o secretário de Governo, Wellington Cardoso, no último dia 5 de dezembro, Franco cobrou uma resposta em relação ao pedido, tendo em vista a necessidade urgente da criação do órgão. "Entendemos que está na hora de se efetivar a articulação das PPJs pelo poder executivo, com vistas a proporcionar mais oportunidades aos jovens de nossa cidade. Não há custo, nem ônus para essa criação, apenas benefícios para ¼ de nossa população", afirmou o vereador. O secretário se comprometeu a enviar uma resposta o mais breve possível, e sinalizou com a possibilidade de criação do grupo, de forma que a Juventude seja contemplada.
Estação da Juventude - Já o requerimento 1386, aprovado em 19 de agosto deste ano, havia solicitado ao prefeito Paulo Piau que inscrevesse o município no programa Estação da Juventude, que está a cargo da Secretaria Nacional de Juventude - SNJ. "Com edital aberto, é imprescindível que Uberaba pleiteie recursos oriundos do governo federal para instalar o Estação em Uberaba. Esse importante equipamento deve servir como referência aos jovens que buscam informações sobre as políticas existentes para o segmento jovem", pontua o vereador.
A intenção é oferecer tecnologias sociais para o desenvolvimento de políticas para a Juventude, permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instaurem conexões sociais e geram novos serviços, por meio de iniciativas de grupos juvenis de produção cultural, inclusão digital e esporte, entre outros, na perspectiva de criar Redes para Emancipação da juventude, em especial a juventude em situação de vulnerabilidade.
Rose Dutra - Assessoria do vereador Franco Cartafina