Vereador faz parceria com paisagista para produzir planta que ajuda no combate biológico do aedes

22/02/2016 09:50

Compartilhar

A Crotalária atrai a libélula, que por sua vez põe ovos em água limpa e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito da dengue

 

O vereador Franco Cartafina fez uma parceria com o paisagista Alexandre Lico, para a distribuição gratuita de mudas da planta Crotalária,  que é uma aposta de controle biológico contra o mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus. O vereador conta que é a sua primeira experiência nessa área e está satisfeito com os resultados da plantação já feita no viveiro de produção do paisagista. Ele conta que foram plantadas 600 mudas na fase de testes, de germinação, e deu certo, ou seja, as sementes já nasceram.

"Plantamos mais cinco mil mudas para que depois a gente faça a distribuição".  Lico explica que a crotalária atrai a libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o aedes. Acrescenta que os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o aedes aegypti faz parte do seu “cardápio”, é um dos pratos preferidos das libélulas.

Franco e Lico destacam que tiveram a ideia após saberem que a plantação de Crotalária contribuiu para reduzir a zero o índice de infestação do mosquito aedes aegypti em uma cidade do Mato Grosso.  "Somos amigos de infância e o Franco me convidou para que plantássemos para distribuir à população. Eu achei ótimo, porque além de a planta ser benéfica contra o aedes, ela é bonita, tem uma flor amarela, que pode compor e embelezar praças e qualquer espaço em que for plantada", diz Lico.  

 

Departamento de Comunicação

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados