Vereador José Severino aprova Lei Antifumo

04/11/2009 00:00

Vereador José Severino aprova Lei Antifumo

O Vereador José Severino comemora: o  estado de Minas Gerais também vai entrar na briga contra o fumo e derivados, em lugares fechados. A Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, em segundo turno, a Lei Antifumo. A exemplo de São Paulo, a Lei mineira estabelece que nos recintos coletivos fechados, públicos e privados, “somente poderão ser destinadas à prática de tabagismo, áreas isoladas por barreira física, com arejamento suficiente ou equipadas com aparelhos que garantam a exaustão do ar para o ambiente externo".
Apesar da lei em Minas ser menos rigorosa, pois serão permitidos os fumódromos, o vereador Severino está exultante, pois qualquer medida que restrinja o uso do cigarro já é uma vitória, principalmente, para os jovens.
“De cada 10 jovens fumantes, oito já sentem os malefícios do cigarro. O vicio, à semelhança da virtude é um habito, neste caso prejudicial à saúde, já que uma vez instalado é difícil de combater. O melhor é prevenir e a Lei Antifumo colabora, pois dificulta o acesso dos jovens ao cigarro”, disse.
 O parlamentar destacou também o enorme prejuízo decorrente do hábito de fumar, visto que “o cigarro é responsável por mais de 27,5% do total de hospitalizações no Brasil, sendo que 86% das doenças pulmonares tem como causa o habito de fumar”. A Lei agora deverá ser sancionada pelo Governador Aécio Neves.

Tereza Ávila
Gab.Ver José Severino