Vereador José Severino pede empenho da população no combate a dengue

27/01/2010 00:00

Vereador José Severino pede empenho da população no combate a dengue

O vereador José Severino Rosa (PT), externou sua preocupação com a proliferação de focos do mosquito da dengue neste período de chuvas. Segundo o vereador a população deve ficar atenta para o combate ao mosquito transmissor, visto que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Para Severino é fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes Aegypti pode encontrar, em cada moradia e quintal, ambientes propícios para sua proliferação. Ao andar pela cidade, Severino explicou que tem encontrado lixo jogado no chão, como copos descartáveis, tampas, sacos plásticos, latas e garrafas. “Estou constantemente percorrendo todos os bairros da cidade e o que vejo é a falta de comprometimento de uma parcela da comunidade que parece se esquecer que, se mantidos a céu aberto, esses recipientes tendem a acumular água da chuva e se tornar criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue”, disse o vereador .
O vereador ressalta que de nada adianta a prefeitura realizar seu trabalho de combate, através do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, com as equipes de agentes visitando as casas, com os mutirões de limpeza e o Fumacê se a população não der continuidade a essas ações.
Severino disse ainda, que as precauções para evitar o surgimento dos criadouros de mosquito e o trabalho de combate devem ser permanentes e contínuos. “A população é a maior aliada da prefeitura para manter a ordem, a limpeza na cidade e prevenir doenças como a dengue”, disse.
Severino, inclusive, sugeriu ao prefeito, através de oficio, que veicule uma campanha educativa para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor da dengue.