Vereador Marão e secretário de Trânsito se reúnem com proprietários de vans

27/03/2013 00:00

Vereador Marão e secretário de Trânsito se reúnem com proprietários de vans
A falta de fiscalização por parte da Settrans foi um dos temas discutidos no encontro
Proprietários e motoristas de vans que realizam o transporte de estudantes em Uberaba participaram no último final de semana de uma reunião na sede do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), que contou com as presenças do vereador Ismar Vicente dos Santos (PSB), o "Marão", e do secretário municipal de Trânsito, Emmanuel da Paixão Kappel. No encontro os convidados tiveram a oportunidade de dar sugestões e tirar dúvidas sobre o trabalho voltado para a categoria, que a secretaria está desenvolvendo na cidade, assim como os projetos que estão sendo apresentados na Câmara Municipal pelo vereador Marão. O assessor jurídico Diógenes Alves de Sene, que trabalha com o parlamentar e ainda presta serviços ao Sindicato, também participou da reunião.
Os motoristas de vans também puderam participar de uma palestra sobre o Curso Gestão de Negócios, um programa de capacitação gratuita proposto pelo Sest/Senat, através do coordenador do órgão, Humberto do Carmo Solano. Curso este que, segundo a delegada regional do Sindicato do Transportador de Escolares (Sintesc), Maria Goretti Elias, deveria se tornar obrigatório para quem trabalha com o transporte escolar, tal a sua importância. "Quem participar do curso vai se tornar um transportador melhor", afirmou a sindicalista. Ela também aproveitou a reunião para solicitar a Kappel o fechamento temporário do credenciamento das vans, por parte da secretaria.
O coordenador do Sest/Senat explicou que o curso aborda toda a questão do transporte, desde o cálculo de custo com transportes, até a gestão do negócio como um todo. A falta de gestão, aliás, é um dos principais problemas apontados pelo Sindicato, pois muitos proprietários estariam trabalhando fora da realidade (com relação aos ganhos), cobrando preços muito baixos, com o objetivo de conseguirem uma quantidade maior de clientes.
O secretário Kappel aproveitou a oportunidade para se apresentar à categoria, e comentou algumas medidas que estão tomando para melhorar o trabalho das vans, como por exemplo, a implantação de espaços destinados exclusivamente aos veículos, nas portas das escolas, atendendo a uma solicitação do vereador Marão. O titular da pasta também admitiu que a secretaria conta com apenas um único fiscal, para atuar nas áreas das vans, táxis, mototaxis e motofrete da cidade.
Segundo Kappel, já está sendo providenciada a contratação de outros servidores, para que a fiscalização retome a normalidade. Uma das preocupações, devido a denúncias recebidas, é com relação à quantidade de crianças atendidas, pois alguns motoristas estariam transportando um número maior do que o permitido pela Lei, colocando em risco a segurança dos passageiros. O secretário destacou a importância de os motoristas de vans cumprirem as normas e as regras e afirmou que a Settrans está de portas abertas para todos, mas vai punir quem for flagrado praticando irregularidades.
A delegada do Sindicato, Maria Goretti pediu providências ao secretário, e o vereador Marão também demonstrou preocupação com a falta de fiscalização que, segundo ele, precisa ser retomada o mais rápido possível. "Não é certo crianças terem as vidas colocadas em risco, como está acontecendo. Já pensou se acontece um acidente? Seria uma tragédia!", avaliou o vereador, que também se colocou à disposição da categoria.

Curso - Sobre o curso gratuito que o Sest/Senat está oferecendo, o mesmo acontece na modalidade à distância, durante um período de 36 meses, e a meta é qualificar 70 mil empreendedores. A carga horária é de 160 horas, podendo participar o proprietário do veículo ou sócio, sendo ele motorista ou não. Os interessados podem procurar a unidade do Sest/Senat em Uberaba, situada na avenida Nossa Senhora do Desterro, 2001.