Vereador promove Papo Franco no Facebook

26/04/2018 16:53

O vereador Franco Cartafina (PHS) mais uma vez inova com o Papo Franco, uma live na sua página no Facebook, toda terça-feira, às 19h30, para estar mais próximo da comunidade e à disposição para responder os internautas em tempo real. Na primeira, ele falou sobre emendas parlamentares. "Estou muito feliz com o resultado, a experiência tem sido extraordinária, porque acho que é com olho no olho que vamos conseguir construir uma cidade melhor." Na ocasião, Franco informou que destinou o valor de  R$ 100 mil  dividido entre instituições filantrópicas que ele acompanha e conhece a realidade de cada uma incluindo as suas necessidades. As instituições beneficiadas são: Adefu-Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba,  Imad-Instituto Municipal Antidrogas, Vencer-Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba, Lar de Acolhimento do Idoso Lição de Vida, Asilo Santo Antônio, Creche Comunitária Nossa Senhora do Rosário, Abrigo dos Anjos e Associação dos Moradores do bairro Tutunas.

Na terça-feira, 10, Franco destacou  o Cadastramento Biométrico, que ainda não atingiu o número total de eleitores do município, que têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral. Ele contou, inclusive, que haverá plantão nos fins de semana dos dias 28 e 29 de abril e dias 5 e 6 de maio, além do feriado de 1º de maio.

Durante o encontro virtual,  surgiram vários temas, entre eles,  o que norteia a imprensa neste mês em que é lembrado o Dia Mundial do Autismo. É que o Dia Municipal de Conscientização do Autismo foi inserido no calendário de Uberaba, por projeto de sua autoria. E autismo foi o tema da live no dia 17, pois é importante, uma vez que a cidade conta com várias famílias atendidas pelo grupo Laço Azul, que oferece informações e orientações para o enfrentamento do transtorno que segundo estimativas atinge uma a cada 68 crianças. Projeto de lei também de autoria de Franco, altera a Lei 5.433/94, que trata do atendimento preferencial de gestantes, mães com crianças no colo, idosos maiores de 60 e deficientes em estabelecimentos comerciais, de serviço e similares, inserindo que além dos beneficiários mencionados na lei, também sejam inseridas pessoas que têm TEA-Transtorno do Espectro Autista e acompanhantes.

O projeto Crescer, que visa a educação e o esporte e trabalha com crianças carentes que também têm aulas voluntárias de várias disciplinas,  foi o tema de início da live desta semana, em que Franco contou com a presença do líder comunitário Emerson Castro, que está à frente da instituição que, segundo o vereador, ajuda a abrir portas e não a construir muros.  Na semana que vem, excepcionalmente a live será na quinta-feira, 3 de maio, porque na terça-feira, 1º de maio, Franco cumprirá agenda em Brasília (DF).

Paralelamente, o vereador Franco também divulga o número de seu WhatsApp (34) 99271-0031 para receber as demandas, dúvidas e sugestões de familiares, amigos  e de todos os que acompanham o seu mandato e confiam na sua disposição de trabalhar em prol de causas coletivas com zelo, responsabilidade e ética na condução da coisa pública.

Rose Dutra