Vereador propõe o nome de Pratinha ao Memorial da Imprensa

18/11/2013 00:00

Vereador propõe o nome de Pratinha ao Memorial da Imprensa

Vereador Kaká Se Liga (PSL) quer homenagear o jornalista uberabense Jorge Henrique Prata, o Pratinha. Em requerimento, ele propõe colocar o nome do jornalista no Memorial da Imprensa, que será implantado ao lado do Arquivo Público, na praça da Mogiana. Morto em 2010, Pratinha, como era conhecido, teve importante papel no segmento em Uberaba e região.
A proposta foi encampada pelo parlamentar por sugestão do engenheiro civil Luiz Cláudio Campos. Para ele, ninguém conheceu tão bem Uberaba como Pratinha. "Ouso batizá-lo, agora, de cavaleiro andante sem montaria. Peregrino incansável de todos os quadrantes de sua amada Uberaba, difícil alguém conhecê-la igual a ele, melhor, jamais", afirmou em artigo publicado no Jornal da manhã, logo após o falecimento do jornalista.
Segundo ele, eterno defensor da classe, Pratinha ocupou o cargo de secretário de Turismo e Cultura de Uberaba, de 1971 a 1973. Logo depois, dirigiu o Sindicato dos Jornalistas de Belo Horizonte até 1975, quando defendeu o registro para os profissionais. Passou por veículos mineiros e teve, nos anos 90, um jornal chamado "Uai". O jornal era afixado dentro dos ônibus. Ele também foi dono de três bares, que tinham música ao vivo e lançamentos de livros.
Considerado um dos mais entusiastas e preservadores da cultura uberabense, Pratinha foi idealizador do Festival do Chapadão, nos idos de 1966. O evento teve oito edições e até uma reedição em comemoração aos quarenta anos, em 2006.
Nos últimos anos, Pratinha se dedicava a escrever um livro sobre o bisavô, o dentista e fotógrafo José Severino Soares. O livro ficou pronto, mas Pratinha não teve tempo de lançá-lo. Ele morreu após lutar contra um câncer, aos 66, deixando viúva, três filhas e seis netos.
Para o vereador, que também atua nos meios de comunicação, a história do jornalista deve ser preservada e, a homenageá-lo através do Memorial da Imprensa é justa e correta. "Pratinha foi um homem que marcou história. Um profissional que se destacou e elevou o nome de nossa cidade", conclui Kaká Se Liga.
Daniela Brito – Assessoria de Imprensa do vereador Kaká Se Liga