Vereador quer sensibilizar Executivo para AME permanecer na Univerde

20/04/2017 16:21

Durante reunião ordinária de quinta-feira (16 de abril), da Câmara Municipal, o vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Cleomar Barbeirinho (PHS) apresentou o trabalho brilhante e digno de aplausos desenvolvido em Uberaba pela AME-Associação Mineira de Equoterapia. Atendendo ao convite do vereador, o presidente da AME, Rildo Antunes Gonçalves, acompanhado do conselheiro da entidade, Jocimar da Silva, explicou a necessidade de conseguir que a PMU prorrogue a concessão da área que utilizam até que exista um espaço com infraestrutura adequada.

O parlamentar ressaltou que a instituição é filantrópica, portanto, sem fins lucrativos, e conta com uma equipe multiprofissional competente. "Vou solicitar ao Executivo para que atenda a essa demanda e espero contar com apoio dos meus pares na Câmara", disse.

Rildo e Jocimar solicitaram a Cleomar e aos demais vereadores para interceder junto ao prefeito Paulo Piau para prorrogar até 2020 o direito de a AME permanecer na área localizada na Univerdecidade.
Rildo disse que a AME existe desde 1998, destinada à recuperação de pessoas com necessidades especiais, através da equoterapia. Para ajudar na manutenção, foi feito um convênio com a Prefeitura Municipal autorizando, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o repasse mensal de uma verba, cujo valor, segundo o presidente da AME, precisa ser complementado com atividades promovidas por voluntários. De acordo com a Lei que concedeu o direito de uso da área, a instituição deverá entregar a área até 31 de dezembro deste ano. O presidente Rildo argumentou que após esta data a AME estará utilizando o local de forma irregular. Informou que a Fazu se propôs receber a associação em suas dependências, porém, a construção da estrutura física terá que partir do poder público. “Enquanto essa construção aconteça, precisamos de um
documento legal, autorizando a permanência da AME na Univerdecidade", citou, acrescentando que a instituição só está aberta até hoje, porque existem voluntários que ajudam de todas as formas, a maioria pais de especiais que um dia precisaram da associação e hoje retribuem com trabalho voluntário”, finalizou o presidente.

Sobre a AME -  Fundada em 5 janeiro de 1998, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que conta com uma equipe multiprofissional nas áreas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, equitação e medicina trabalhando de uma maneira interdisciplinar e buscando uma maior abordagem do praticante (todo indivíduo inserido nos programas básicos da equoterapia são assim denominados) nas áreas de saúde, educação e equitação. Possui uma diretoria formada por voluntários, trabalhando de maneira transparente e com responsabilidade social. É filiada a ANDE-BRASIL desde 2005.

A Equoterapia em Uberaba é desenvolvida em área cedida pelo município, localizada na Univerdecidade e adaptada dentro do possível para as atividades equoterapêuticas. Conta com uma contribuição dos praticantes, haja vista que parte dos atendimentos é  gratuita; atualmente conta também com a ajuda de Prefeitura de Uberaba, através de convênio, com verba para manutenção. No entanto, as contribuições não são suficientes. Em relação a esta situação, são realizados durante o ano eventos para a arrecadação de fundos, tais como: Cavalgada, festa junina e almoço beneficente. Para a realização destes eventos, conta com a ajuda do setor privado através de doações. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira no período matutino e terça e quinta, no período vespertino. Em média 12 praticantes são atendidos por período. Estão cadastrados na associação 87 praticantes com diversos distúrbios, sejam sensorial, motor, educacional ou psico-comportamental.
Através de projetos sociais a AME leva os benefícios da equoterapia a outras instituições que atendem pessoas com necessidades especiais.

Cavalgada para a terceira idade

Projeto realizado em parceria com a UAI – Unidade de Atenção aos Idosos.
Enxergando a vida sobre patas

Projeto realizado em parceria com o ICBC – Instituto de Cegos do Brasil Central.
Equoterapia para pessoas especiais

Projeto realizado em parceria com a ACD – Associação de Crianças Deficientes. Além dos atendimentos equoterapêuticos realizados com os usuários, é feita capacitação de usuários de modo que possam participar ativamente das sessões como auxiliar condutor.
Saúde mental que vem ao passo

Projeto realizado em parceria com o CRIA – Centro de Referência da Infância e Adolescência.

Equoterapia para pessoas com esclerose múltipla
Projeto realizado em parceria com a AUAPEM – Associação Uberabense dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla.