Vereador Ripposati quer criar Semana Municipal da Saúde Mental em Uberaba

15/04/2015 00:00

Compartilhar

Está tramitando na Câmara, Projeto de Lei, de autoria do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que institui em Uberaba a "Semana Municipal de Saúde Mental". A proposição, como explica Ripposati, tem o objetivo de estabelecer diretrizes políticas municipais para o ordenamento do conjunto de práticas, como fóruns de debates, passeatas, distribuição de folhetos explicativos, entrevistas com profissionais da área médica, entre outras, todas envolvendo o campo da atenção à saúde mental. "A informação sobre o cuidado para com as pessoas em situação de sofrimento mental em momentos de crise, facilita o tratamento, ajudando na integração familiar e na reinserção destas no convívio social", justificou. 
De acordo com o vereador, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. "Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida."
Para Ripposati, as ações educativas de orientações direcionadas ao tema colocam a população do município, como principal agente multiplicador de informações, proporcionado, assim, a mobilização de toda a sociedade para a prevenção, promoção e recuperação da saúde mental. "Buscando, também, parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos públicos, entidades civis, instituições ou pessoas, para uma rede de apoio no resgate da cidadania", concluiu. 
Na matéria, que será ainda defendida pelo vereador em Plenário, saúde mental vem com a seguinte definição: termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, que pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. O PL ainda não tem data definida para entrar em pauta. 
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
14/04/2015

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados