Vereador Samuel vai fiscalizar terrenos doados pela Prefeitura

05/08/2015 09:00

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico quer saber se os beneficiários cumpriram as regras dos contratos

Em consonância com proposta acenada pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra, o 1º secretário e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, vereador Samuel Pereira (PR), quer fiscalizar a utilização dos terrenos doados pelo Poder Público Municipal. As áreas, aprovadas pelo Legislativo, através de Projetos de Lei, foram doadas pela Prefeitura para a instalação e/ou ampliação de empresas.

Segundo o vereador, o trabalho terá início a partir deste mês, sendo que ele pretende realizar a fiscalização acompanhado de equipe da TV Câmara, dirigida pelo Departamento de Comunicação da Casa. Samuel explicou que já foi solicitado ao Departamento Legislativo todos os Projetos de Lei aprovados na Casa, a partir de março de 2013 até agosto do mesmo ano.

De acordo com a lei, a empresa beneficiada conta com um prazo de dois anos para cumprir o que determina o contrato. “Caso a empresa não tenha feito nada, a intenção é de retomar a área e encaminhá-la para outro empreendedor”, afirmou o parlamentar.

Samuel também lembrou que quando são autorizadas as doações das áreas, o Município concede estímulos, com isenção total ou parcial de tributos, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Além disso, segundo a lei, a doação é aperfeiçoada mediante contrato e a área não pode ser destinada para outros fins.

As doações seguem as regras da Lei Municipal 9.110, que deu nova redação à Lei 6.889, de 17 de dezembro de 1998, que “autoriza a concessão de estímulos e incentivos fiscais ao desenvolvimento econômico do Município de Uberaba e dá outras providências”.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU