O vereador Thiago Mariscal recebeu em seu gabinete, na Câmara Municipal de Uberaba, cinco importantes lideranças ligadas a grupos e ONGs protetoras de animais da cidade. São elas: Juliana Indaiá, Juliana Sene, Lourdes Machado, Lizângela Vilarinho e Veruska Avelar. Na oportunidade, o parlamentar se colocou à disposição das mesmas para ajudar a solucionar as demandas apresentadas.

Dentre os questionamentos feitos na reunião está o porquê do fim da castração de cães e gatos, que até 2015 era executado gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município. Sendo assim, Mariscal e a comitiva foram até ao referido Departamento para saberem os reais motivos dos términos dos procedimentos.

“Nos encontramos com a responsável pelo Centro de Zoonoses, a médica veterinária Lara Rocha Batista. Ela nos explicou que devido à falta de estrutura ideal no local, os procedimentos foram interrompidos a pedido do Conselho de Proteção de Animais de Uberaba. No entanto, hoje está em pauta a possibilidade de uma parceria com a Fazu para que as castrações voltem a ocorrer de forma gratuita ou a valores acessíveis, conforme a nossa parceira Juliana Indaiá já conseguiu em outras oportunidades”, explicou o vereador.

Outras propostas apresentadas pelas protetoras estão ligadas à execução de campanhas de conscientização relacionadas ao setor em escolas. “Também é preciso fazer valer a Lei de Maus Tratos aos Animais. Queremos ainda que o Estado tenha maior participação nesta causa. Hoje oferece gratuitamente apenas a vacina antirrábica, enquanto a V8 ou a V10, que previnem doenças severas como a cinomose e a parvovirose, não são de fácil acesso”, pontuou Lourdes Machado, presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB/Uberaba.

Thiago ainda acredita que lideranças da causa animal precisam se unir a novas pessoas para que os resultados práticos comecem a aparecer. “Temos em Uberaba políticos que levantam essa bandeira de forma brilhante e que executam serviços importantíssimos relacionados até à saúde pública, mas sozinhos isso é muito difícil. Não precisamos ter uma pessoa doente em casa para lutar pela saúde. E isso também vale para a causa animal. A minha intenção é de ajudar e não de me aproveitar da situação, conforme sempre afirmei durante a minha campanha eleitoral no ano passado. Esperamos que todos compreendam e se unam, afinal a causa é justa e necessita de todos”.

 

Dep. de Comunicação

29/05/2017

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020