Vereador sugere a captação no rio Araguari para reforçar vazão do rio Uberaba

15/10/2015 09:07

Samuel Pereira propõe a realização de estudos para a implantação do Projeto “Uberaba do Futuro”, que consiste ainda na construção de nova barragem no rio Uberaba

Estudos para a implantação do Projeto “Uberaba do Futuro” que consiste em ampliar a capacidade de abastecimento de água de Uberaba foram novamente cobrados pelo vereador Samuel Pereira (PR) ontem, dia 14, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba. Umas das alternativas propostas pelo parlamentar é a transposição de água do rio Araguari para a nascente do rio Uberaba.

O vereador está reiterando requerimento aprovado em fevereiro de 2013, em que sugere a criação do projeto para garantir o abastecimento de Uberaba por vários anos. Samuel disse que a captação no rio Araguari para reforçar a vazão do rio Uberaba é plenamente viável e de custo relativamente baixo, visto que exige o bombeamento de apenas nove quilômetros de extensão em tubos às margens da BR-262 até as proximidades do trevo de acesso ao bairro rural de Ponte Alta, onde está a nascente do rio Uberaba.

A partir desse ponto, a água corre por força da gravidade, pelo próprio leito do manancial que hoje abastece a cidade. Samuel diz que para a execução da obra é necessária a concessão de outorga por parte do Instituto de Gestão das Águas (Igan), “o que já deveria estar sendo providenciado pela administração pública municipal”. O vereador argumenta ainda que é preciso trazer o debate à tona, principalmente nesse momento em que a cidade ressente da falta de chuvas.

O projeto “Uberaba do Futuro” prevê ainda a construção de uma nova barragem de captação, utilizando modernas tecnologias e com capacidade de armazenar o triplo de água em relação à existente hoje. Por fim, no mesmo requerimento, é sugerida a construção de linha férrea sobre a barragem de acesso.

Na opinião de Samuel, trata-se de um projeto “futurista, mas que oferece opções de planejamento sustentável em um contexto dinâmico”. As propostas apresentadas no requerimento foram acompanhadas por fotografias que comprovam a viabilidade do projeto.

Jorn. Márcio Gennari

(14/10/15)