Vereadora Denise garante chipagem de cães e gatos no bairro Residencial 2000

06/04/2015 00:00

Beneficiados pelo Bolsa Família poderão chipar animais de graça, enquanto outras pessoas pagarão apenas R$ 10
O projeto Pé Nos Bairros, desenvolvido pela vereadora Denise Max (PR) desde o ano passado, pretende ampliar a chipagem de cães e gatos no município. O objetivo principal é de reduzir a quantidade de animais abandonados pelas ruas da cidade e também alertar a população sobre as possíveis conseqüências do crime de maus tratos.
Denise explicou que a próxima etapa do trabalho vai iniciar dia 11 de abril na praça Céu das Artes, no bairro Residencial 2000, a partir das 8 horas, durante a quarta edição do projeto Ação Para o Bem, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e TV Integração. Para a pessoa conseguir chipar o animal de graça bastará apresentar o comprovante de que é participante do Programa Bolsa Família, do governo federal. Ainda de acordo com a vereadora, quem puder pagar o valor de R$ 10 também vai poder chipar o animal. O dinheiro será utilizado na aquisição de outros chips. Outro detalhe importante é de que o tutor deverá apresentar documento pessoal, uma vez que as informações vão constar no chip.
Inicialmente foram adquiridos 100 chips e outros serão comprados de acordo com a necessidade. "A cada 100 animais chipados, outros serão comprados", explicou Denise, esclarecendo que ela e a equipe pretendem fazer uma primeira experiência para ver como será a adesão. Moradores de outros bairros também poderão participar.
"Quanto mais pessoas aderirem melhor, pois não temos nenhuma ajuda para comprar estes chips e com isto podermos ajudar outros proprietários de animais", disse a mentora do projeto, explicando que as informações contidas nos chips, inclusive dados do proprietário, serão cadastradas no banco de dados da Codiub.
A parlamentar também lembrou a importância dos cães e gatos serem chipados, uma vez que o chip é o RG do animal. "Se o animal for encontrado na rua, o dono poderá ser processado civilmente e criminalmente pelo abandono", afirmou a vereadora.
Dois veterinários vão acompanhar cada procedimento, que é simples e indolor. Na ocasião também serão passadas informações de conscientização, os cuidados necessários com os animais, como as vacinas, por exemplo, e quais as expectativas de vida.
Ainda durante o evento, os assessores vão tirar dúvidas sobre os procedimentos de castração, de chipagem, bem como realizar a distribuição de cartilhas e panfletos sobre o Projeto Vidinha. "Eu quero tentar conscientizar o maior numero de   pessoas sobre a adoção consciente e a importância da castração", afirmou a parlamentar.
Segundo a vereadora, seu objetivo é de que o Executivo tenha esta ação como exemplo, optando por fazer uma parceria no desenvolvimento do projeto. Atualmente  a castração e a chipagem está sendo feita em três clinicas veterinárias, sendo elas Animais & Cia,  AcãoChego  e  VetCenter.
Projeto Vidinha - Paralelamente Denise continua desenvolvendo o Projeto Vidinha nas escolas públicas e particulares, desenvolvendo um programa de conscientização voltado para as crianças, visando o esclarecimento da causa animal, bem como a atuação consciente e competente na transformação da realidade para a melhoria das condições e qualidade de vida dos animais. "É preciso começar das crianças, para ver se temos mais resultados, pois com os adultos está difícil", desabafou a parlamentar.
Denise informou que o desenvolvimento do projeto é flexível, de acordo com a faixa etária dos alunos, para os quais são apresentadas as leis de crimes contra maus-tratos.
A equipe está acompanhando as feirinhas realizadas pela prefeitura, além da feira de adoção às sextas-feiras na praça Dom Eduardo, das 18 às 21 horas, e aos domingos na praça da igreja Santa Rita, das 10 horas às 13 horas.
Chipagem - O microchip é feito de material esterilizado e injetado embaixo da pele do animal. O Componente eletrônico é decodificado por um dispositivo de leitura que permite a visualização dos códigos de informação. A aplicação é indolor e não necessita de sedação ou anestesia.
A documentação eletrônica do animal deve constar os seguintes dados: número e data do registro, nome do animal, tamanho, sexo, raça e cor, idade real ou presumida, além do nome do proprietário, número do RG, CPF, endereço completo e telefone de contato.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação