Vereadora Denise propõe adaptações para atendimento aos deficientes visuais

03/09/2014 00:00

Compartilhar

A exemplo da sua solicitação de inclusão de cardápios em braille nos bares e restaurantes da cidade, a relatora da Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher ,vereadora Denise Max (PR), agora quer que o prefeito Paulo Piau viabilize a instalação de comando viva-voz nos painéis eletrônicos informativos do transporte público de Uberaba.

De acordo com levantamento realizado pela vereadora, estão inscritas no Instituto dos Cegos do Brasil Central, mais de 200 pessoas com cegueira total ou de baixíssima visão, "um número expressivo para uma cidade do porte de Uberaba".

A parlamentar relata que, segundo informações apuradas, não há nenhum painel em braille nos pontos de ônibus da cidade.

Denise observa que além dos problemas enfrentados por essas pessoas no seu dia a dia, na maioria das vezes ainda são obrigadas a passar pelo constrangimento de chegar a um determinado ponto de ônibus, e não encontrar ninguém para ajudá-las a obter informações básicas tais como horários e itinerários dos coletivos.

"Minha preocupação não se estende somente aos deficientes visuais, mas também às pessoas idosas que não sabem ler ou que tenham dificuldade para enxergar", "precisamos nos colocar no lugar dos outros, já convivi com amigos portadores de deficiência visual, e sei das dificuldades pelas quais passam", ressalta Denise.

A vereadora finalizou dizendo que espera sensibilizar o prefeito para o atendimento à sua solicitação, "é o mínimo que podemos fazer para que as pessoas com deficiência visual tenham mais facilidade de locomoção, e se tornem mais independentes".


Departamento de Comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados