Vereadores acompanham apresentação do PPDI

04/07/2011 00:00

Vereadores acompanham apresentação do PPDI

Na abertura da sessão ordinária de hoje (05), participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal, o deputado federal Paulo Piau (PMDB) e a professora Silvana Elias. Eles apresentaram aos vereadores o Plano Participativo de Desenvolvimento Integrado (PPDI). Para Piau, a relevância da iniciativa consiste em atuar na tentativa de sanar uma das grandes deficiências do Brasil que é o planejamento. Coordenadora do projeto e membro da Executiva Geral do PT, Silvana esclareceu sobre a proposta inédita, que veio ao encontro a necessidade de planejamento em todas as áreas. Segundo ela, o projeto é simples, apresenta condições reais de execução, possui baixo custo, incentiva a participação popular e construção processual e coletiva. “As prioridades da população precisam ser as prioridades do Poder Público”, destacou a coordenadora.
A proposta tem como objetivo criar mecanismos que assegurem o desenvolvimento futuro do município em todos os setores da gestão pública de forma coerente com as exigências atuais, além de favorecer o aumento da racionalidade das decisões do poder público e dos rumos da ação governamental municipal para as duas próximas décadas. O PPDI é formado também por comissões distritais e temáticas. Segundo Elias, o plano está baseado em um mapeamento que engloba toda a cidade, que tem condição, entre outras questões, de levantar em determinadas áreas o tipo de entidades e/ou instituições existentes. O que facilita a identificação das deficiências e também das necessidades da localidade.
Durante todo o desenvolvimento do projeto, a população tem participação ativa, visto que as comissões distritais atuarão com 15 lideranças cada uma, responsável pelo contato com a comunidade e organização de audiências públicas. “Os técnicos escutaram o clamor do povo. A comissão temática, mediante este clamor, apresentará as propostas que irão formar o planejamento para os próximos quatro anos. O povo será ouvido e terá participação ativa em todo o trabalho”, destacou.
A professora também fez questão de frisar que o PPDI não é um projeto político e sim suprapartidário, que poderá ter o engajamento de todos, visto sua importância para a comunidade. Ela também ressaltou que o grupo técnico do projeto não irá ignorar o Plano Diretor, as peças orçamentárias da cidade (PPA, LDO e LOA) e os Conselhos Municipais. “É uma proposta simples, exequível e de parceria com o Poder Público”, garantiu.
Os vereadores parabenizaram a iniciativa e se colocaram a disposição para auxiliar no que for necessário. O Presidente Luiz Dutra (PDT), lembrou que durante sua primeira gestão a frente da Câmara, era executado o PPP (Plano de Participação Popular). “Cabe ao homem público ouvir a comunidade. Este projeto trará muitos benefícios para Uberaba, principalmente, por que estamos percebendo a atuação suprapartidária e acreditamos que a união de todos em prol da cidade, trará grandes benefícios para os cidadãos”, finalizou.