Vereadores aprovam construção de Cemei na Serrinha

16/09/2014 00:00

Compartilhar

As famílias que moram no bairro rural da Serrinha serão beneficiadas com um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Paulo Piau e aprovado pelo Legislativo nesta terça-feira (16). O PL autoriza a criação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria Assis Rezende.

O nome escolhido é uma homenagem à senhora Maria de Assis, fundadora da primeira instituição escolar da Comunidade Serrinha/ Santa Rosa. O vereador e líder do Executivo, Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL) lembrou que antigamente as comunidades rurais não tinham escolas e os produtores rurais cediam um espaço para que as crianças pudessem estudar. "Na Serrinha a situação não foi diferente", afirmou Kaká.

A história teve início em 1945, quando a escola começou a funcionar em uma das repartições da casa da moradora Maria Assis. Pensando em atender melhor as crianças da comunidade, na década de 60, Maria Assis e o marido construíram dentro da propriedade deles uma escola simples, que passou a ser mantida pela Prefeitura de Uberaba e recebeu o nome de Escola Municipal Rural Capitão Domingos.

Atualmente a unidade funciona como uma sala anexa à Escola Municipal Vicente Alves Trindade. No local são atendidas aproximadamente 40 crianças, de 1 a 5 anos de idade, distribuídas em quatro turmas, conforme a faixa etária.

"A intenção é criar o Cemei para ter independência e ser reestruturado, para atender as crianças daquela região", afirmou Kaká. A diretora da escola, Lirane do Carmo Caetano, que é neta da homenageada (com o nome no Cemei), acompanhou a votação. Maria Assis é reconhecida pelos moradores da comunidade como incentivadora do aprender a ler e escrever.


Departamento de Comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados