Vereadores aprovam convênio e Supra receberá R$ 15 mil mensais

20/09/2013 00:00

Vereadores aprovam convênio e Supra receberá R$ 15 mil mensais
Apesar da pauta da última reunião do mês ser dedicada à apresentação e votação de requerimentos e indicações, os vereadores apreciaram projeto inserido em caráter de urgência. Trata-se de matéria que autoriza o município a celebrar convênio com a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais - Supra, que tem por objetivo a cooperação entre as partes visando facilitar a execução de projetos voltados ao atendimento da comunidade animal e ao desenvolvimento de ações destinadas à prestação de serviços de Controle Populacional de cães e gatos, com consequente aprimoramento da Saúde Pública.
Com a aprovação do convênio, a Supra receberá do Executivo pouco mais de R$ 15 mil mensais, por um ano, podendo ser prorrogado. Além dos recursos financeiros, também prevê a disposição de mão de obra carcerária para a execução de serviços. O propósito é ter um abrigo temporário de animais, com ambulatório para castrações, vacinações e também para tratamentos de animais abandonados e construir canis, gatis, adequando a entidade conforme pede a legislação. Em contrapartida, a Supra ficará responsável, dentre outras coisas, por tratar de até 400 animais.
O vereador Tony Carlos (PMDB), como líder do prefeito na Casa, disse que o município está bem intencionado em ajudar importantes instituições como a Supra. "É dever nosso cuidar dos animais, mas ainda bem que existe pessoas como a Denise. E me orgulho em dizer que tive importante participação, porque destinei verbas do orçamento desse ano".
Luiz Dutra (PDT) disse que Denise realiza um "trabalho magnífico e que tem o reconhecimento de todos". "Tanto é que sendo candidata de primeira viagem, obteve um número expressivo de votos. Só tenho a agradecer, já que você está ajudando o poder público a fazer o que tem que ser feito", reconheceu.
O colega de partido, vereador Samuel Pereira (PR), também lembrou a popularidade de Denise.  "Todos da cidade sabem do trabalho que ela faz. Com esse convênio, estamos autorizando a Supra a dar mais segmento ao seu trabalho. Esse valor mensal não supre toda a necessidade que a sociedade protetora precisa, mas já é de grande valia".

O 1º secretário, vereador Franco Cartafina (PRB) lembrou do apoio dos voluntários, que, sob a liderança de Denise, fazem um belo trabalho para que tudo dê certo. "Tenho a segurança em apontar que foi a união que fez a Supra tomar essa proporção. Com esse convênio, não tenho dúvida que você terá mais meios de organizar melhor toda a estrutura e as condições oferecidas aos animais".

Já o vereador Paulo César Soares - China (PSL) fez questão de esclarecer que este convênio foi um compromisso de campanha do prefeito Paulo Piau e que, com a concretização dessa promessa, ele "demonstra que não foge do que prometeu". [
Para o vereador Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga (PSL), esse é o momento para a Supra atingir todos os seus objetivos. "Sabemos que esse valor não vai resolver, mas vai amenizar bastante, porque você lida com a saúde pública. É um trabalho excepcional", disse o vereador, revelando também que contemplará a Supra com emenda parlamentar.
Após alguns questionamentos do vereador Samir Cecílio (PR) sobre a realidade da Supra, o parlamentar Edmilson de Paula (PRTB) sugeriu a criação de um Hospital Veterinário Municipal, com atendimento 24 horas. A ideia recebeu apoio do colega Cléber Ramos -Cléber Cabeludo (PMDB), que lembrou da existência do Hospital Universitário, mas que é pouco acessível à maioria da população.  "É caro. A consulta é de 40, 50 reais e não é todo mundo que tem dinheiro para pagar", disse Cléber que ainda apontou a Zoonoses como uma alternativa: "por que não ter um profissional atendendo lá?"
Denise, emocionada diante da aprovação do projeto, revelou que está há 11 anos em Uberaba lutando pelo bem estar dos animais que tem direitos constitucionais e devem ser respeitados. "Obrigada a vocês que reconhecem a importância desse trabalho. Animais comem e precisam ser medicados! Falta muita coisa ainda, mas acredito que vamos vencer. A Supra conta com pouquíssimos voluntários, mas é melhor pouco, mas de qualidade. Suportamos toda a demanda de uma cidade de 300 mil habitantes. Tenho 59 anos e quem pega no pesado sou eu. Precisaria hoje de funcionários para fazer limpeza grossa, limpeza de fezes. Esse convênio irá nos ajudar muito".