Vereadores aprovam doação de área a empresário que vai investir R$ 300 mil

28/10/2013 00:00

Vereadores aprovam doação de área a empresário que vai investir R$ 300 mil
A Câmara Municipal autorizou mais uma doação de área pública a empresário que vai investir R$ 300 mil na ampliação de empresa que atua na área de mobiliário urbano. Além da doação, o Poder Executivo também vai conceder estímulos a Aço Forte, pertencente a Ivanir Antônio Ribeiro Júnior, que acompanhou a votação.
A empresa, que produz abrigos para ônibus, academias de praça pública, lixeiras urbanas e estruturas metálicas, manifestou interesse em construir uma nova unidade industrial no Minidistrito Boa Vista, em área de 1.197,469 m2. Além do investimento estimado em R$ 300 mil, vai gerar cerca de 25 empregos diretos e dez indiretos, com projeção preliminar de faturamento anual de R$ 3,6 milhões.
Em contrapartida, a empresa vai doar ao município 50% do valor total da área, ou seja, R$ 129.623,62, que serão pagos em 36 parcelas de R$ 3,6 mil, a partir do início da produção. A área total foi avaliada em cerca de R$ 259,2 mil duzentos.
A prefeitura também vai conceder isenção de IPTU pelo período de dez anos, que serão divididos em duas etapas. Na primeira serão concedidos cinco anos e caso a empresa tenha cumpridos todos os itens do protocolo de intenção, serão concedidos os outros cinco anos restantes, bem como a isenção de ISSQN sobre as obras de instalação da unidade.
Apenas uma emenda modificativa foi apresentada pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), com uma retificação na metragem da área. O vereador Samuel Pereira (PR), comentou que sempre foi defensor dos pequenos e micro empresários e o investidor Ivanir já foi um pequeno empreendedor.
Ripposati, que falou em nome da Comissão de Infra estrutura, disse que visitou o terreno e que a área está sendo ocupada atualmente pela Celminas, que vai desocupá-la no próximo mês. O vereador também aproveitou para sugerir que junto aos pontos de ônibus sejam instaladas lixeiras, sendo que, inclusive viu um bom modelo na cidade de Belo Horizonte.