Vereadores aprovam projeto de utilidade pública

08/05/2012 00:00

Vereadores aprovam projeto de utilidade pública
Casa Fraterna Cantinho da Paz Dona Mita agora é utilidade pública municipal, conforme Projeto de Lei 004/12, de autoria do vereador Chiquinho das Zoonoses (PR), aprovado em plenário durante a 1ª reunião ordinária do mês de maio. Segundo o republicano, mais de mil pessoas chegam a ser atendidas nas reuniões realizadas às quintas-feiras no lar espírita. "Sou um homem privilegiado de ter uma casa espírita que me acolhe, bem como a todos os moradores que recorram ao seu auxílio. A Casa Fraterna Cantinho da Paz Dona Mita recebe, de bom grado, públicos de todas as classes sócias, sem distinção".
Na ocasião, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) agradeceu ao executivo pelo apoio às iniciativas dos parlamentares voltadas para a concessão de utilidade pública a instituições carentes de recursos. Já Lourival dos Santos (PC do B) enfatizou a importância do projeto que vai auxiliar e complementar o trabalho da instituição espírita. "Quero enaltecer o bonito trabalho desenvolvido pelos membros dessa casa espírita. Espírita é aquele que bate em porta em porta pedindo ajuda em favor do próximo. Parabéns a todos que fazem essa casa florescer cada dia mais", elogiou o comunista.
Para o vereador Tony Carlos (PMDB) a maior virtude do ser humano é a gratidão, e, por isso, agradeceu ao Kardecismo pelo suporte recebido durante sua infância. "Quando criança, cortava meu cabelo em centro espírita, muitas vezes tomei a sopa que as equipes preparavam nos finais de semana. Sou o que sou hoje graças, em grande parte, a esses trabalhadores espíritas e a caridade", comentou. Nesse sentido, vereador Almir Silva (PR) ressaltou a importância de uma sopa no domingo ou uma cesta básica para quem tem fome. "Parabenizo a atuação dos trabalhadores espíritas, não somente por ajudar o próximo em suas necessidades materiais, mas também pela palavra amiga sempre pronta para ser dita a quem precisa", salientou o republicano.
O democrata Marcelo Machado Borges - Borjão - destacou a atuação dos membros da instituição. "Vocês é que fazem Uberaba crescer. E, nós, vereadores, estamos aqui para trabalhar em prol da comunidade. Essa declaração de utilidade pública não é mais do que uma obrigação nossa", salientou. Já o peemedebista, Cléber Humberto Souza Ramos - Cléber Cabeludo parabenizou a entidade e as pessoas "que usam parte de seu tempo e, muitas vezes, recursos, em favor do próximo". Jorge Ferreira (PMN) parabenizou a conquista da Casa Fraterna Cantinho da Paz Dona Mita, mas lembrou que, para serem beneficiadas com a utilidade pública, é preciso que as instituições estejam atentas à regularização de sua documentação.
Ao final da votação, Júnior, que é representante da instituição, mencionou o trabalho prestado à sociedade uberabense na difusão da doutrina kardecista, bem como explicou sobre o trabalho desenvolvido no seio da comunidade. Ele agradeceu a aprovação da matéria pelos vereadores, especialmente a Chiquinho das Zoonoses. "Estamos com braços e portas abertas a todos vocês. Que Deus os abençoe", comemorou.
A Casa Fraterna Cantinho da Paz Dona Mita é instituição jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com prazo de duração indeterminado, fundada em 29 de setembro de 2011, mas já atuante desde 2008. A entidade tem como princípios básicos o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo e a união solidária das sociedades espíritas e a unificação do movimento espírita.