Vereadores aprovam reajuste para servidores

18/03/2011 00:00

Compartilhar

Vereadores aprovam reajuste para servidores

Apesar de achar o valor baixo, os vereadores aprovaram a matéria para que os servidores recebessem o reajuste ainda no salário de março

Foi aprovado hoje (17), o Projeto de Lei 030/11, que trata da revisão dos vencimentos dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura, abrangendo administração direta, autarquias e fundações. Apesar de aprovar a matéria, para os vereadores o reajuste de 6,55% não atendeu as expectativas, ficando aquém do esperado. Para desgosto do parlamentar, o reajuste veio escalonado para os servidores inseridos nos programas de incentivo a produtividade. Quem entrou no programa ainda este ano, teve um reajuste menos do que o restante.
Escala – Os servidores da Lei 10.997/2010 tiveram reajuste de 4.65%, sendo estes ocupantes dos cargos efetivos ou das funções públicas de Analista Governamental, exclusivamente nas áreas de Engenharia e de Arquitetura, e aos servidores ocupantes dos cargos efetivos ou das funções públicas de Agente Governamental na área de topografia, que prestem serviço nas secretarias municipal de Planejamento, de Infraestrutura, de Administração, de Saúde, de Meio Ambiente e Turismo, Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aqüicultura e Abastecimento.
Já os servidores que constam nas Leis 11.095/10, 11.096/10. 11.097/10, 11.098/10, 11.099/10 e 11.100 farão jus ao reajuste de 0,54%, sendo estes que dizem respeito à Secretaria Municipal da Saúde. O prefeito, vice e secretários municipais terão um reajuste de 6.35% que abrangerá também os servidores das Leis Municipais nº 10.374/08, Lei Complementar 390/08, Lei 10.738/09, Lei Delegada 03/05, Lei 10.714/09, Lei Delegada 05/05, Lei Municipal 10.740/09 e Lei 10.801/09, sendo que o restante dos servidores, além dos aposentados e pensionistas ficarão com o reajuste máximo concedido pelo Executivo de 6.55%.
Posicionamentos – O vereador Cléber Cabeludo (PMDB) afirmou que gostaria que a prefeitura concedesse um reajuste maior, mas entendia a necessidade de equilíbrio. Ele também revelou que o prefeito Anderson Adauto irá discutir em junho outros benefícios para a categoria, com prioridade para o plano de saúde. “Gostaria que o reajuste fosse maior, ou pelo menos igual ao dos vereadores, mas infelizmente não foi possível e o tempo exíguo para negociações”, avaliou.
O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), fez um apelo para os servidores se filiarem aos seus sindicatos. Segundo eles, os dirigentes não tem culpa por não terem conseguido um reajuste melhor, visto que foram “chamados a mesa de negociação em cima da hora, a poucos dias de fechar a folha de pagamento. Ou seja, se não fosse votado hoje, os servidores não receberiam o reajuste este mês”. Borjão garantiu que acompanhará as negociações em torno de melhorias para os servidores. “Um reajuste pequeno, ticket zero, plano de saúde zero. Já chamaram os servidores de preguiçoso e vereador de boboca, então não culpem os sindicatos, pois mais uma vez, foram enganados”, destacou.
O vereador Almir Silva (PR), lembrou ainda que apresentou requerimentos solicitando o abono natalino no final dos anos anteriores e, até hoje, não foi atendido. “Fico decepcionado com esse reajuste e acho lastimável um motorista da prefeitura ganhar R$ 546, 00. A administração de Anderson foi boa para a cidade, mas com o servidor deixou a desejar. Já falei isso para ele e lembrei que os servidores o ajudaram a se eleger”, afirmou.
O primeiro secretário da CMU, vereador professor Carlos Godoy (PTB), explicou que esperava um reajuste para o servidor igual ao dos vereadores. “Agora vem este valor. Sei que temos que votar, mas o melhor era ter tempo para discutir e buscar melhorias. Espero que o plano de carreira receba a devida atenção, bem como o aumento do ticket, além de a administração nos enviar mais projetos de produtividade beneficiando outras categorias”, avaliou.
A representante da Secretaria de Administração Sandra Barra, explicou que ficou definido que os servidores com vantagens mais antigas receberiam o índice integral, enquanto os que receberam vantagens mais recentes teriam o índice proporcional. “Avançamos muito com os servidores da saúde e também nos projetos do plano de carreira do magistério. Temos que pensar na Lei de Responsabilidade Fiscal e no equilíbrio financeiro da prefeitura, por isso, chegamos a este valor de reajuste”, disse.
O vereador Jorge Ferreira (PMN) enfatizou que nunca votou contra o servidor, com exceção da matéria sobre a produtividade dos fiscais, mas que ficava com pesar pelo índice não alcançar 10%, com um agravante, pois não poderia deixar de votar, sob pena de prejudicar ainda mais os servidores. O vice-presidente Itamar Ribeiro de Rezende (DEM)  afirmou que estava “injuriado com a porcentagem e que espera que em junho, houve aumento real no salário e no ticket alimentação, além do plano de saúde”. Para ele o aumento foi miserável, comparado aos R$ 800 milhões de orçamento da prefeitura.
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), voltou a cobrar a implantação do Orçamento Participativo, visando uma melhor distribuição de recursos, seja em investimentos, obras, ou mesmo para os servidores. Samuel Pereira (PR) revelou que tem feito contatos com os servidores e o que eles mais reivindicam é o aumento no poder de compra, ou seja, no Ticket alimentação. O vereador Lourival dos Santos, avaliou que a política do salário do Brasil, sacrificando a classe média, o que vem ocorrendo em todo o País, inclusive em Uberaba. Os representantes do Sindae, SSPMU e Sindemu, agradeceram à aprovação da matéria e ressaltaram que continuaram na luta por melhorias para a categoria. Lembraram que infelizmente, o tempo para negociação foi escasso e para não prejudicar ainda mais os servidores, optaram por aceitar o reajuste indicado pela prefeitura. Eles afirmaram que estão confiante em melhorias para a categoria após as reuniões de junho, bem como a discussão do reajuste do servidor no início de 2012 e não mais em março.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados