Vereadores conhecem carro elétrico

23/02/2010 00:00

Vereadores conhecem carro elétrico

Os parlamentares também aprovaram projeto que aumenta valor do orçamento de 2010

Por iniciativa do vereador Samuel Pereira (PR), o engenheiro Maurício dos Santos Anjo, apresentou no plenário da CMU, durante a reunião de hoje, (23/02) o carro elétrico. O automóvel alternativo chamou a atenção dos parlamentares, visto que é o primeiro carro movido a energia elétrica do País. Segundo Anjo, um dos objetivos do projeto, foi preservar a natureza, já que o veículo não emite gases poluentes, se mostrando uma alternativa importante para o futuro, visto que auxilia no equilíbrio ambiental.
O carro possui motor de alumínio e baterias, sendo que o carregamento é nos moldes utilizado para carregar celular.
Segundo o engenheiro o carro tem 30 cavalos de potência, uma autonomia de 90Km, velocidade máxima de 93Km/h, capacidade para 5 passageiros e tempo de carga máxima de 10 horas. Entre suas vantagens estão, a economia, silêncio, modernidade, redução e/ou isenção do IPVA e é ecologicamente correto. No que diz respeito à desvantagem, existe a perda parcial do porta malas, o abastecimento é lento, visto o tempo de recarga e tem baixa autonomia.
O valor para adaptação, segundo Anjo, é de R$ 29 mil reais a vista e parcelado em 36 vezes de R$ 1.100. Para os vereadores, a iniciativa do engenheiro colocará Uberaba como pioneira nesta tecnologia em nível nacional.
Projeto – Também foi aprovado esta tarde, o projeto de Lei 026/2010, do Poder Executivo. A matéria foi levada a plenário, segundo o assessor de orçamento, Evaldo Espíndola, para efetuar correções de códigos, nomenclaturas e também para fazer uma adequação devido ao superávit de R$ 3 milhões, apresentado entre o valor previsto de arrecadação para 2009, e o real arrecadado no município. O projeto foi aprovado e partir de agora, o orçamento de 2010 que era de, aproximadamente, R$ 596 milhões, passou a ser de mais de R$ 600 milhões.
.