Vereadores conseguem prorrogação para pagamento do IPTU

15/03/2011 00:00

Vereadores conseguem prorrogação para pagamento do IPTU

Durante a sessão ordinária desta tarde, um dos temas debatidos foi o vencimento da primeira parcela do IPTU que ocorria hoje(14). O vereador Almir Silva (PR), afirmou que recebeu inúmeras reclamações em seu programa no rádio, visto que os cidadãos não estavam conseguindo pagar o boleto. “Além deste problema, a chuva forte na hora do almoço, prejudicou quem tinha apenas este tempo para efetuar o pagamento. As filas nas lotéricas estão enormes desde o final de semana e o problema no código de barra tem sido comum”, destacou pedindo a prorrogação do prazo para o pagamento.
Os vereadores Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e Marcelo Machado Borges (PMDB), que haviam expressado a insatisfação com a cobrança, visto a data do pagamento, bem como o valor cobrado, também reiteraram a necessidade de prorrogação. Para Itamar, o feriado de carnaval tornou o ano atípico, visto que a data de pagamento foi próxima do feriado, impossibilitando cidadãos de irem buscar os carnês que não chegaram nas residências. “Com o feriado o documento não chegou. Quem não tem computador tinha que ir à prefeitura e teve apenas quinta e sexta para fazer isso. Não dava tempo. Além do mais, o código não está funcionando em várias lotéricas”, afirmou.
Borjão lembrou que desde a semana passada, quando começou a pedir  esta prorrogação, o secretário da Fazenda, Wellington Fontes, não se posicionava sobre a questão. “Mas o dia é hoje e já liguei para ele quatro vezes. Ainda podemos mudar esta questão e precisamos que a Câmara se una em torno disso”, disse.
Concordando com os posicionamentos de Itamar, Borjão e Almir, os outros vereadores se mobilizaram junto ao líder do governo, vereador Cléber Cabeludo (PMDB), no sentido de sensibilizar o prefeito Anderson Adauto. Após contato telefônico entre o líder e o prefeito, externando a preocupação dos vereadores e também as reclamações dos contribuintes, Anderson Adauto, optou por atender os vereadores e conceder uma semana de prazo para que a primeira parcela seja quitada sem multa ou juros.
Para os vereadores, o Legislativo desempenhou seu papel. “Queríamos que fosse dez dias, mas chegamos a um consenso com o Executivo para sete. A Câmara cumpriu seu papel, o prefeito entendeu nossos posicionamentos e aceitou a modificação da data. Esperamos que esta prorrogação propicie condições para que a prefeitura sane o problema com o código de barra dos boletos e que o cidadão consiga pegar seu carnê e/ou efetuar o pagamento sem enfrentar filas enormes”, avaliou o presidente Luiz Humberto Dutra (PDT).