Vereadores destacam centenário de Padre Ângelo Pozzani

17/09/2010 00:00

Vereadores destacam centenário de Padre Ângelo Pozzani

Os vereadores receberam esta tarde, durante a sessão ordinária, o padre Antônio Jacaúna, da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, para falar sobre o centenário de Padre Ângelo Pozzani. Ele foi convidado pelo vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), que lembrou do trabalho social e religioso realizado por Pozzani no bairro Abadia, durante seus 30 anos a frente da igreja. “Ele fez um trabalho que modificou a vida de muitos cidadãos daquela comunidade, quando muita gente taxava o bairro Abadia de coréia. Ele trabalhou e ajudou aquela comunidade, levando amor, educação, cultura e a palavra de Deus. Merece nossos agradecimentos e também as nossas homenagens”, destacou.
Padre Jacaúna lembrou dos vários trabalhos desenvolvidos por Pozzani, desde a área social, incluindo a esportiva e cultural. Ele destacou que desde 1936, padre Ângelo se encontrava na cidade, tendo passado ainda por Paraná e Goiás. “Foram 53 anos de Uberaba, sendo 30 anos na Igreja da Abadia”, revelou.
Segundo Jacaúna, quando cinema era atividade de cidadãos com mais recursos, Pozzani lançou o metrolim, que era um espaço onde ele passava filmes para os mais carentes. Lembrando desta situação, o vereador Godoy, destacou que, por muitas vezes, pode assistir filmes desta maneira. “Acontecia de ter que parar para emendar o filme, mas ele nos deu oportunidades que não teríamos. Desta forma, ele teve uma papel importante no tocante à área cultura e educacional da comunidade”, destacou.
Foi o padre Pozzani quem implantou a Bocha, dando espaço para os cidadãos praticarem este esporte. “Ele também foi um construtor. Praticamente reformou e colocou a igreja como está hoje. Foi ele ainda que construiu o alta mor e também colocou os vitrais coloridos na igreja. Um homem de fé, que cuidada de seu rebanho e que marcou a vida de Uberaba. Agora que vai completar 100 anos de seu nascimento e queremos homenageá-lo”, destacou Jacaúna.
Segundo o atual pároco da Igreja da Abadia, o centenário se dará no próximo dia 29. A igreja está preparando uma solenidade, onde entregará diplomas a pessoas que foram próximas a Pozzani.