Vereadores entregam relatório da Pró-Saúde ao Ministério Público

17/11/2015 09:30

O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, João Davina, recebeu nesta terça-feira (17) das mãos dos vereadores que compuseram a já extinta Comissão Especial de Inquérito (CEI), Samir Cecílio (PSDB) e Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM), cópia do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) aprovado, em Plenário, no último dia 12. O promotor recebeu em seu gabinete ainda os vereadores Cléber Cabeludo (PROS) e Edmilson Ferreira (PRTB). Samuel, que também integra a CEI, estava representado por seu assessor parlamentar, Rodrigo Rodrigues.

Segundo Samir, a partir de agora serão feitos os encaminhamentos às autoridades responsáveis. “Entregamos hoje a primeira cópia da conclusão da CEI. Um relatório com quase 200 páginas, proveniente de um processo de mais de 8 mil páginas. Estamos com a sensação de dever cumprido. Finalizamos um trabalho realizado com isenção, seriedade e dedicação”, disse.

De acordo com Samir, a Comissão levantou uma série de pontos negativos relacionados aos serviços prestados pela Organização Social em Uberaba. “Dentre as irregularidades, a CEI constatou problemas no atendimento, funcionamento, instalações das Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, e ainda outras muito sérias no que diz respeito ao processo licitatório e a evolução dos gastos nas unidades” [comparados ano a ano, durante os últimos três anos (2012 a 2014].

O vereador contou que a despesa, em 2014, em duas UPAs foi quase três vezes maior que a quantia gasta com as mesmas unidades em 2012. “Existe uma série de fatores estranhos que merece uma melhor averiguação. O Ministério Público nunca se furtou de seu trabalho investigativo. Nossa expectativa agora é a de que todos os pontos analisados pela CEI possam ser averiguados pela justiça para que sejam tomadas as devidas providências”, destacou.

Com a conclusão e divulgação dos trabalhos realizados pela Comissão, o Executivo solicitou hoje à organização social ‘Pró Saúde’ esclarecimentos sobre os itens apontados como irregulares no documento que foi entregue ao Ministério Público. Amanhã, a os membros da extinta Comissão de Investigação da Câmara Municipal encaminhará cópia do relatório ao Ministério Público Federal, às 11 horas.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação