Vereadores garantem convênios que vão beneficiar jovens do Município

14/04/2016 09:11

A Câmara Municipal aprovou a regularização de dois convênios realizados entre a cidade e a União, evitando assim que Uberaba perdesse recursos da ordem de R$ 378,3 mil. O dinheiro vai beneficiar os jovens do Município.

Um dos convênios é realizado através da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. O objetivo é o apoio à promoção, divulgação e orientação dos direitos das mulheres jovens de 15 a 29 anos, incorporando suas diversidades, através de oficinas, seminários e campanhas. A verba a ser utilizada é de R$ 132.064,45.

A Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência da República, é parceira no outro convênio, para implantação do Programa Estação Juventude. Neste caso, a parceria tem como objetivo promover a ampliação do acesso de jovens a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam a sua capacidade de inclusão, participação social e emancipação, por meio do oferecimento de tecnologia social inovadora. O valor do convênio é de R$ 246.255,94.

A superintendente de Políticas Para a Juventude da Prefeitura de Uberaba, Rochelle Gutierrez Bazaga, assim como a assessora de Planejamento Orçamentário, Luciana Campos de Oliveira, acompanharam a votação.

Rochelle explicou que a execução dos projetos vai até o dia 31 de dezembro deste ano. O vereador Franco Cartafina (PHS) lembrou a importância da gestão deste recurso, para a realização de convênios que têm a ver com a juventude. “Era preciso fazer a dilatação do prazo para não perdermos os recursos, que não podem ser desperdiçados em um momento de crise tão difícil”, lembrou o vereador.

De acordo com Rochelle, serão oferecidas oficinas de estampas de camisetas, hip hop, mídias sociais, entre outras, além de criar um espaço cultural, para dialogar sobre as necessidades destes jovens. “Eu espero que estes convênios sejam um ponto inicial para a efetivação das políticas públicas para a juventude no Município”, acrescentou a assessora.

Para o vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Se Liga” (PR), é a realização de um sonho. Ele afirmou que quer participar de todas as etapas do projeto.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU