Vereadores manifestam apoio à Campanha do Hospital da Beneficência Portuguesa

18/10/2011 00:00

Vereadores manifestam apoio à Campanha do Hospital da Beneficência Portuguesa

Abrindo a semana de reuniões, os vereadores receberam Pe. Júnior, que agora está à frente do Hospital Beneficência Portuguesa, e Raquel Santos Anjos Cunha, gestora da entidade. A visita teve por objetivo a apresentação da prestação de contas do hospital e lançamento da campanha "A vida começa aqui - doe R$ 1,00".

Usando a tribuna e com transmissão pela TV Câmara, Raquel lembrou que o Beneficência Portuguesa, que está voltado para a saúde da mulher e maternidade, correrá sérios riscos de fechar o ano no vermelho. "Tudo indica que terminaremos o ano com um saldo negativo de 500 mil reais", disse. A fim de evitar que mais um hospital deixe de funcionar, Pe. Júnior quer sensibilizar a população e começou pelo plenário da Câmara.

Pe. Júnior não questionou dos governos o papel de gestores da saúde, mas lembrou que existem pessoas que abraçam uma causa em prol da saúde pública. "Estamos fazendo o nosso papel e vamos pedir. Vamos sair às ruas com nossa caixinha. Lá, todos são atendidos igualmente. O paciente do SUS recebe o mesmo tratamento que os outros", diz. O padre também lembrou que o hospital atende cerca de 26 municípios e que há cinco anos atende com dificuldade, mas que a partir de agora irá mostrar que pode ser "um hospital de ponta".

Os vereadores manifestaram apoio à campanha e fizeram suas contribuições prontamente. O vereador Itamar Ribeiro (DEM) chamou a atenção dos empresários da cidade, sugerindo que abracem a causa. O também democrata Marcelo Borges lembrou que as emendas - ainda não repassadas pela prefeitura - podem ajudar na situação, já que muitos edis determinaram valores para o Beneficência. Para o professor Godoy (PTB), é inadmissível que uma gestora faça empréstimos pessoais para garantir o pagamento da folha. O presidente Luiz Dutra lembrou que o hospital é um dos poucos que enviam a prestação de contas à casa, mostrando transparências nas ações. "E agora,  contando com padre Júnior, temos a certeza de que a situação financeira da entidade vai mudar".