Vereadores participam de celebração do Dia da Bandeira

Em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba, foi realizada hoje a celebração do “Dia da Bandeira”, em frente ao 4º Batalhão de Polícia Militar. A solenidade contou com diversas autoridades como o Comandante do 4ºBPM, o Tenente-coronel João Lunardi e do Chefe do Tiro de Guerra (TG-11003), o primeiro sargento de Infantaria, Paulo Sérgio Oliveira de Melo. O Presidente Lourival dos Santos (PCdoB) foi representado pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Luiz Humberto Dutra (PDT). O vereador José Severino Rosa (PT) também participou da cerimônia militar.
A celebração envolvendo a troca, hasteamento e incineração das bandeiras, integra o culto às tradições e símbolos do país. Em Uberaba, como rege o Código Militar, houve o hasteamento das novas bandeiras tendo o vereador Dutra como responsável por hastear a Bandeira Nacional. Em seguida, foi feita a incineração das bandeiras sem condições de uso pelo primeiro pelo primeiro-sargento do Tiro de Guerra e, finalizando, a banda do 4º BPM tocou o “Hino da Bandeira”.
No “Dia da Bandeira”, ao contrário do que ocorre em todos os outros dias do ano, o hasteamento não é realizado ao amanhecer, mas sim ao meio-dia.
Para Dutra, a solenidade é de extrema importância para a sociedade por elevar o patriotismo brasileiro. Ele também destacou a importância da solenidade lembrando ainda que a Bandeira Nacional foi criada quatro dias após a Proclamação da República, em 1889.
Segundo João Lunardi, a cerimônia cumpriu todo o regimento militar tendo a Bandeira nacional hasteada exatamente ao meio-dia. O comandante também elogiou a parceria firmada com o Legislativo para a realização da solenidade. “Agradecemos a Câmara por apoiar esta solenidade importante para todos os brasileiros”, disse.
História – A Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020