Vereadores participam de inauguração de URS Mercês

15/05/2012 00:00

Vereadores participam de inauguração de URS Mercês
Presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), presidente da comissão de Saúde e Saneamento, vereador Cléber Humberto Souza Ramos - Cléber Cabeludo (PMDB), proponente e vice-presidente da Comissão Especial de Inquérito da Saúde, João Gilberto Ripposati (PSDB), bem como o comunista Lourival dos Santos e republicano Francisco de Assis Barbosa - Chiquinho das Zoonoses prestigiaram a inauguração da Unidade Regional de Saúde no Mercês, neste último domingo (13). Como forma de homenagear a servidora municipal que contribuiu com a estruturação do SUS no município, a unidade leva o nome de Nídia Modesto Veludo. A estrutura localiza-se ao lado das obras do Hospital Regional, e, junto com a entidade, faz parte do denominado Complexo da Saúde, que também contará com Unidade Básica de Saúde que, em breve, será construída.
Avaliada em quase R$ 1,8 milhão, a URS foi construída com recuso federal, através de emenda do deputado federal Paulo Piau (PMDB), na ordem de R$ 1,5 milhão e o restante com contrapartida da PMU. A princípio, e de forma inédita no município, a unidade regional realizará atendimentos voltados, tanto para especialidades de ortopedia e neuropediatria, quanto para atenção básica, enquanto não é concluída a nova UBS do Mercês, que substituirá as UBSs do Tutunas e Santa Marta, que apresentam instalações inadequadas. A estimativa é que a unidade recém-inaugurada atenda 1/3 da população. Assim que o Hospital Regional entrar em funcionamento, a unidade passará a servir como referência e contrarreferência ambulatorial para a entidade.
Prefeito Anderson Adauto (PMDB) explicou, na ocasião, que a URS foi inaugurada no Dia das Mães propositalmente, como forma de presentear todas as mães que "são igualmente especiais". AA ainda comparou a saúde com a vida, visto que para construir ambas é preciso ter planejamento, que é o que está sendo feito pelo executivo. Como fruto dessa gestão, ele citou a inauguração da URS, da UPA III, no próximo mês, do Hospital Regional, até o final do ano, e a construção de mais três UBSs até o fechamento de seu mandato. "Nesses mais de sete anos, conseguimos dobrar o número de médicos e triplicar nosso atendimentos. O Hospital Regional vai ser outro grande avanço na oferta de leitos, que é um problema no município. É um grande passo que vamos dar", ressaltou, explicando a polêmica em torno da licitação para aquisição de sistema de refrigeração, que ficou de fora do plano de obras do HR.
Dutra, por sua vez, ressaltou que entregar mais uma unidade de saúde à população é outro grande avanço, que merece reconhecimento. "Que Uberaba continue desenvolvendo. Para isso, é necessário, em primeiro lugar, continuar investindo na saúde das pessoas. E essa unidade faz parte desse processo", salientou. Nesse mesmo sentido, Lourival dos Santos, parabenizou a atual administração pelas ações voltadas a saúde. "A saúde é primordial. Todas as áreas são importantes, mas, sem a saúde, o indivíduo fica impossibilitado de usufruir amplamente das outras", defendeu o comunista, para quem a URS é de extrema relevância, principalmente porque está preparada para atender 1/3 da população.
Cabeludo, que é líder governista na Câmara, fez coro com os colegas e reconheceu o trabalho desenvolvido na Saúde pelo prefeito, secretário de Saúde, Valdemar Hial, e toda a sua equipe. Ele ainda explicou que está reivindicando, junto ao executivo, a construção de um hospital para idosos. "Essas pessoas merecem nossa atenção. Serviram durante tanto anos ao município, nada mais justo que serem bem amparados nos momentos de dificuldade", reforçou.  Vereador Chiquinho das Zoonoses, por sua vez, comentou sobre os benefícios da unidade de saúde para os moradores da região, que são assistidas pelo parlamentar.
Ao mesmo tempo em que parabenizou a atuação do governo na Saúde, Ripposati também manifestou preocupações com o modelo de gestão da URS compartilhado entre atenção básica e especialidades, bem como contratação de profissionais qualificados com salários dignos para atender a demanda de 100 mil pacientes, conforme expectativa da secretaria. "Convido os vereadores para acompanharmos o funcionamento da unidade de saúde". Na ocasião, o tucano também voltou a defender o mutirão da cirurgia bariátrica, solicitando que o Hospital Regional deverá destine algumas salas para atendimento a pacientes que necessitam de tratamento para o combate à obesidade.