Vereadores preocupados com queimadas

16/08/2010 00:00

Vereadores preocupados com queimadas

As queimadas urbanas tem sido alvo de dezenas de reclamações nos gabinetes dos vereadores José Severino Rosa (PT), João Gilberto Ripposati (PSDB) e Carlos Alberto de Godoy (PTB). Esta semana os parlamentares solicitaram a Prefeitura de Uberaba, que tome providências para identificar e punir os responsáveis por estas queimadas. Segundo José Severino, os moradores não estão mais suportando esta situação, visto os problemas de saúde e a sujeira que traz para as residências. Ele lembrou ainda que com a baixa umidade do ar a situação fica pior.
Godoy afirmou que vários cidadãos o procuraram reclamando de queimadas e comentando que os filhos foram parar no hospital devido a problemas respiratórios. “Estamos com o tempo extremamente seco e unido a esta fuligem terrível, as crianças estão adoecendo. A administração municipal precisa ser mais rigorosa para dar um fim a esta situação e a população também tem que denunciar quando perceber que estão colocando fogo em terrenos no perímetro urbano”, destacou.
O vereador Ripposati, além de lembrar os danos causados pela queimada, mostrou sua preocupação também no tocante aos processos industriais de algumas empresas da cidade. Lembra o vereador, que os empresários precisam adequar seus processos, de modo a não prejudicar a sociedade que tem sua saúde comprometida devido à poluição por partículas, gases e outros. “Querem lucro, mas tem que lembrar de respeitar a sociedade”, afirmou.
Alternativas - Ripposati lembrou ainda que estes terrenos baldios, onde geralmente acontecem às queimadas, podem ser utilizados para o projeto Horta Comunitária. O que beneficia o proprietário com isenção de IPTU e ainda gera renda para a família.
Ele também lembrou que está previsto na Lei, que os terrenos podem ter uma cobertura vegetal de até 25 cm, o que garante a proteção do solo, evitando que fiquem na terra batida, ocasionando poeira às residências que ficam no entorno.