Vereadores prestigiam inauguração de nova estrutura para exames de saúde auditiva

20/03/2017 13:13

Em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e Rotary Club de Uberaba, foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (17) as novas instalações que serão destinadas a exames de saúde auditiva na Associação de Assistência aos Surdos de Uberaba ‘Dulce de Oliveira’, no bairro São Benedito.

De acordo com o presidente da associação, Irizon Amaral de Arantes, a disponibilidade de mais esse espaço, que inclui três salas com duas instalações sanitárias, irá proporcionar um melhor atendimento com mais comodidade às pessoas oriundas dos postos de saúde da rede pública que realizam exames de audiometria via UFTM.

Prestigiaram o evento os vereadores Edcarlo dos Santos - Kaká SeLiga (PR), Agnaldo Silva (PSD), representando o presidente do Legislativo Luiz Dutra (PMDB) e compondo a Mesa, e a vereadora Denise Max (PR), que na ocasião entregou ao secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Azevedo Cury, ofícios a serem encaminhados aos órgãos competentes, nos quais reivindica melhorias para a acessibilidade e inclusão social dos cidadãos nas repartições públicas.

Em uma de suas demandas, Denise solicita ao Executivo viabilizar a instalação de telefones especiais e interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas repartições públicas municipais, principalmente nas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento. “Pela falta de consciência das autoridades e pela falta de fiscalização, o cidadão surdo é excluído da sociedade mesmo sendo amparado pela Constituição Brasileira”, ressaltou.

No mês passado, a vereadora entregou ofício ao presidente da Câmara pedindo o cumprimento do Art. 1º da Resolução Nº 2.446/07, que autoriza o Poder Legislativo a celebrar convênio com órgãos e entidades que atuem no atendimento de surdos e deficientes auditivos a fim de disponibilizar intérprete de Libras nas reuniões do Legislativo. “O artigo afirma que o Poder Legislativo fica autorizado a celebrar convênio para atender a esse público durante as reuniões ordinárias e extraordinárias, solenes e nas transmissões da TV Câmara. Outro agravante neste sentido é a ausência de legenda no canal da TV do Legislativo Municipal”, disse Denise naquela oportunidade.

Segundo a parlamentar, o Brasil possui mais de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e surdas. Somente em Uberaba, segundo a Escola para Surdos “Dulce de Oliveira”, existem mais de 2,5 mil.

Autoridades de vários segmentos estiveram presentes, e o descerramento da placa inaugural foi realizado pela primeira dama Heloisa Piau e pela reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões.

Jornalistas Dive Luce Magalhães e Karla Ramos

Dep. Comunicação