Vereadores realizam estudo sobre cobrança de ar nas torneiras

26/03/2012 00:00

Vereadores realizam estudo sobre cobrança de ar nas torneiras
O professor Carlos Alberto de Godoy (PTB) e o vereador Jorge Ferreira (PMN) estão realizando um estudo técnico para entender como funcionam os chamados bloqueadores ou eliminadores de ar. O equipamento em questão, instalados nos hidrômetros, tem como objetivo evitar que o ar seja cobrado nas torneiras dos consumidores como se fosse água.
Pensando nisso, os vereadores visitaram a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na cidade de Araxá (MG), acompanhados do engenheiro civil Luis César de Oliveira, que é funcionário do gabinete de Godoy. No local eles conversaram com o supervisor técnico Gilberto Mendes e com o diretor Geraldo Faria, responsáveis por aquela unidade da Copasa. Durante a visita os visitantes puderam verificar como funciona o sistema na cidade vizinha. Segundo Godoy, eles puderam descobrir que a intermitência no fornecimento de água é fator de gerador de aumento da conta, ou seja, a cada interrupção o valor sobe. O professor também explicou que durante o intervalo o ar se instala no tubo, sendo que até a água entrar novamente e cair na caixa, o ar é cobrado como se fosse água.
Além disso, de acordo com Godoy, o fornecimento de água em Araxá acontece 24 horas por dia, e quando ocorre alguma interrupção, existem mecanismos internos para não permitir a entrada de ar na tubulação.
Jorge Ferreira disse que a intenção é de viabilizar a implantação dos bloqueadores na cidade. Por isso, junto com Godoy têm buscado uma saída, uma vez que o Codau "tem demonstrado uma certa resistência". Ele afirmou, ainda, que estão em busca de um exemplo já praticado, pois em Uberaba o valor da conta está muito alto. O próprio vereador é testemunha de que o consumidor tem pagado por ar, em vez de água. "Eu entendo que é uma situação preocupante", finalizou.
Também chamou a atenção dos visitantes que na cidade vizinha foram instalados apenas quatro bloqueadores de ar, entre 31 mil ligações, dos quais um acabou pedindo para retirar o equipamento. Os vereadores já estão com outras duas visitas agendadas nas cidades de Ituiutaba e Uberlândia, com o mesmo objetivo.
Ao final, após os estudos técnicos, eles pretendem fazer uma proposta ao Codau. Os parlamentares também estão acompanhando o projeto Água Viva, sendo que uma visita foi realizada na semana passada e outra aconteceria nesta sexta-feira (23), mas acabou transferida para a próxima semana.