Vereadores realizam reunião com presidente e técnicos do Codau

18/05/2017 08:37

Aconteceu na tarde desta terça-feira (17) reunião no anexo dos Gabinetes, entre os vereadores, o presidente Luiz Guaritá Neto e técnicos do Codau, para discutir o Projeto de Lei 183/17 que reduz a carga horária da autarquia para 30 horas semanais (seis horas diárias). O principal questionamento foi sobre o turno de 12x36 e o fato de muitos dos trabalhadores lotados nos chamados “castelos” (ETA, ETEs, caixas de esgoto, rio Uberaba, caixas de esgoto e reservatórios) não querem essa mudança. Também participou da reunião o assessor jurídico do Sindae, Frederico Fortes.

Luiz Neto reafirmou que além de não constar do PL 183/17, assumiu o compromisso de que aqueles que não concordam com a carga horário serem transferidos para outro setor do Codau. “Tem muita gente que quer trabalhar 12x36 e certamente não teremos dificuldade em susbtituí-los”, disse. O presidente também ficou de realizar estudos técnicos para a possibilidade de enquadramento de pouco mais que 40 trabalhadores que em 2008 optaram por não aderir ao Plano de Carreira.

Questionado pelo relator da Comissão de Assistência ao Servidor da Câmara Municipal, vereador Rubério Santos sobre as novas funções gratificadas que constam do projeto, o presidente disse que isso i´ra substituir possíveis horas extras, fazendo justiça com trabalhadores que exercem atividades fundamentais no órgão. Esses profissionais ficam à disposição todo tempo necessário para execução de suas funções.

Rubério destaca que com a nova carga horária e a criação de dois turnos não só os servidores serão beneficiados como também a população, que será atendida 12 horas por dia, sem falar dos plantões.

Estavam presentes na reunião além do vereador Rubério, o presidente da Comissão de Assistência ao Servidor, IsmarMarão, o vogal Ronaldo Amâncio e o suplente Thiago Mariscal. Dos 14 vereadores somente estavam ausentes o presidente Luiz Dutra e Fernando Mendes, que enviaram representantes.

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos